A empresa chinesa EHang solicitou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização para voos experimentais de uma aeronave do tipo eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) no Brasil. Assim, a EHang, com representantes AT Global e GoHobby no país, pode estar prestes a realizar o primeiro voo de um veículo deste tipo na América Latina.

Para quem tem pressa:

  • A EHang, empresa chinesa de eVTOL, solicitou autorização à Anac para voos experimentais do EH216-S no Brasil. Isso pode marcar o primeiro voo de um eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical);
  • O EH216-S, já certificado na China, é capaz de transportar dois passageiros sem piloto, com 30 quilômetros de autonomia. O “carro voador” tem demonstrações planejadas em grandes cidades brasileiras;
  • A realização dos voos experimentais do “carro voador” chinês no Brasil depende da aprovação regulatória pela Anac. E o progresso do projeto depende da resolução de documentações e da validação do processo de certificação da aeronave pela autoridade aérea chinesa.

O modelo EH216-S da EHang, que já recebeu certificação para operar comercialmente na China, pode transportar dois passageiros (sem piloto). Além disso, o “carro voador” asiático consegue cobrir distâncias de até 30 quilômetros com uma única carga de bateria.

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‘Carro voador’ chinês no Brasil

Táxi voador no ar
(Imagem: Divulgação/EHang)

A AT Global pretende introduzir o EH216-S no Brasil em abril, com demonstrações de voo sem passageiros planejadas em grandes cidades como Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Curitiba (PR). 

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Além disso, a GoHobby, que adquiriu um “carro voador” da EHang em dezembro de 2023, visa testar a aeronave entre abril e maio num voo não tripulado em São Paulo.

A Anac atualmente revisa pedidos para voos experimentais do EH216-S, além de acordos com outras autoridades aéreas que podem facilitar a operação de “carros voadores” estrangeiros no Brasil. As informações são do G1.

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O avanço do eVTOL da EHang no Brasil depende da resolução de pendências documentais entre as empresas representantes e a Anac. Também depende da possível validação do processo de certificação da aeronave pela autoridade aérea chinesa.

‘Carro voador’ da Embraer

Ilustração de EVE-100, carro voador da Embraer
(Imagem: Divulgação)

O “carro voador” da Embraer, também em análise pela Anac, é um modelo do tipo “lift+cruise”. Isso significa que a aeronave tem rotores para deslocamento vertical e asas para deslocamento horizontal. 

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O EVE-100 tem oito hélices para decolagem e pouso e um motor elétrico para propulsão. A autonomia do eVTOL é de 100 quilômetros – por isso, poderá ser usado para táxi aéreo urbano. 

Numa simulação disponível no site da Eve Air Mobility, um trajeto em Miami (EUA) que levaria 45 minutos de carro demoraria 15 minutos no EVE-100. E a viagem não emitiria CO2.

Com fabricação em Taubaté (SP), os primeiros EVE-100 estão previstos para serem entregues em 2026. Até o momento, 2.850 modelos foram encomendados, segundo o Índice de Realidade de Mobilidade Aérea Avançada, da SMG Consulting.