Em janeiro, a Samsung lançou a linha S24 equipada com o Galaxy AI e a nova One UI 6.1, mas confirmou a liberação dos recursos de inteligência artificial apenas para smartphones de 2023, deixando de fora outros modelos topo de linha como a família S22.

A boa notícia é que a gigante sul-coreana pode ter mudado de ideia. Pelo menos é o que indica TM Roh, CEO Global de Mobile da Samsung. Nesta quarta-feira (20), o executivo afirmou em encontro com acionistas que empresa vai se esforçar para levar o Galaxy AI também para celulares anteriores, mesmo que com algumas limitações.

Homem usando celular do modelo Samsung Galaxy S23 Ultra
O Galaxy S23 Ultra deve receber a One UI 6.1 este mês. (Imagem: Gabo_Arts/Shutterstock)

Leia mais:

Roh não entrou em muitos detalhes, mas destacou que o Galaxy AI combina IA baseada em nuvem e também roda no próprio smartphone, por isso as funções podem sofrer em conjuntos de hardware mais antigos.

publicidade

Galaxy AI apenas em aparelhos de 2023?

Vale lembrar que a atualização com recursos de IA já foi confirmada pela sul-coreana para a linha Galaxy S23 (incluindo o S23 FE). A decisão de não incluir a linha S22 na lista pegou muitos de surpresa.

Com o sistema Galaxy IA, funções como editar fotos ficarão mais intuitivas. (Imagem: SAMSUNG)

Apesar da fala do executivo não confirmar nada oficialmente, ao menos mostra que a Samsung deve testar internamente como o Galaxy AI se comporta em mais celulares da marca.

Quais celulares da Samsung vão (e não vão) receber o Galaxy AI?

Até aqui, foi dito pela Samsung que modelos lançados até o final de 2022 não receberão os recursos de IA. Talvez por conta de questões ligadas a hardware, a gigante ainda não confirmou recursos ligados ao Galaxy AI em alguns aparelhos. São eles:

  • Galaxy S22, S22+ e S22 Ultra;
  • Galaxy A54 e A34;
  • Galaxy Z Fold 4 e Z Flip 4;
  • Galaxy S21, S21+, S21 Ultra e S21 FE;

Como anunciado, aparelhos fabricados e lançados em 2023 em diante vão receber o sistema de inteligência artificial da Samsung. E entre eles, estão:

  • Galaxy S23, S23+, S23 Ultra;
  • Linha Z Flip 5;
  • Linha Z Fold 5;

O que é o Galaxy AI?

Galaxy AI é um conjunto de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) exclusivo para celulares Samsung. Lançado com a linha Galaxy S24, o Galaxy AI planeja facilitar a comunicação dos usuários. Ele oferece funções como tradução simultânea de chamadas de voz, intérprete virtual e chat inteligente que sugere mensagens. Além disso, a ferramenta também traz recursos inteligentes para melhorar a edição de imagens.