Ciência e Espaço

Marinha alerta para ondas de até 3 metros de altura no litoral de SP e RJ

A Marinha divulgou, na quarta-feira (20), um alerta máximo para o litoral paulista, na região Norte. Com a chegada de uma frente fria, há possibilidade de ressaca marítima com ventos de até 60 km/h e ondas de até 3 metros de altura em São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela. 

O que você precisa saber: 

  • O alerta é válido entre sexta-feira (22) e domingo (24);
  • O órgão pede que moradores e turistas evitem a prática de esportes marítimos, como surf, windsurf e kitesurf e tenham cuidado ao pescar.
  • Caso haja mudanças na previsão, um novo comunicado será feito.

Leia mais! 

A Marinha alertou também para mau tempo no litoral do Rio de Janeiro, do norte de Santos (SP) ao sul de Arraial do Cabo (RJ), “com ondas de direção Sudoeste a Sudeste e altura de até 3,0 metros, entre a tarde do dia 22 e a madrugada do dia 24 de março”.

Conforme divulgado pelo G1, para ficar por dentro das atualizações sobre as condições do clima, a Marinha recomenda que os navegantes consultem as informações no Facebook do Serviço Meteorológico Marinho. 

Outono: mudança de estação e chegada de frente fria 

outono começou na quarta-feira (20) e, segundo a meteorologia, deve trazer alívio para as ondas de calor vividas recentemente. Com o tempo mais seco e temperaturas por ora ainda acima da média em boa parte do Brasil, há previsão de fortes chuvas e temporais nas próximas semanas, mas o frio mais intenso chega apenas a partir de maio. 

Por enquanto, o clima ainda vive os efeitos persistentes do El Niño, que está se despedindo, além da atmosfera mais quente, influenciada por um Oceano Atlântico mais aquecido. 

Com a mudança na estação e a saída gradual da influência do fenômeno, o clima passa por grandes alterações, podendo causar assim as ressacas marítimas. Com a instabilidade no tempo atmosférico, como durante a passagem de uma frente fria — que deve chegar nesta quinta-feira (21) —, ocorre uma elevação anormal no nível do mar, além do aumento da agitação das águas. As marés também provocam ressacas. 

Esta post foi modificado pela última vez em 21 de março de 2024 07:45

Compartilhar
Publicado por
Tamires Ferreira