O calor intenso que tem assolado o Brasil nos últimos meses impulsionou uma demanda sem precedentes por energia elétrica, levando o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a registrar um novo recorde na demanda máxima de carga do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Desde novembro de 2023, o Sistema Interligado Nacional tem enfrentado uma sequência de recordes na demanda instantânea de carga, um reflexo direto das ondas de calor que têm afetado o país.

publicidade

Leia mais:

Recorde de consumo de energia

O comportamento da carga foi influenciado por questões climáticas, principalmente pelas elevadas temperaturas em quase todo o país, que teve o registro de mais uma onda de calor.

ONS em comunicado
  • No dia 15 de março, por volta das 14h37, a demanda atingiu a marca impressionante de 102.478 megawatts (MW), poucos dias antes do término oficial do verão.
  • Desse total, notavelmente, 92,5% foram atendidos por fontes de energia sustentável.
  • Além disso, foi registrado um recorde na carga média, alcançando 91.338 MW-médio.
  • O ONS divulgou que os dois picos anteriores de demanda máxima foram observados em 7 de fevereiro deste ano, atingindo 101.860 MW, e em 14 de novembro do ano passado, quando a demanda chegou a 101.475 MW.
  • No que diz respeito à carga média, o recorde anterior remontava a 17 de novembro de 2023, com um valor de 90.596 MW-médio.

Até quando vai durar a onda de calor?

(Imagem: Marc Bruxelle / Shutterstock.com)

Os últimos dias têm sido marcados por temperaturas recordes em várias partes do Brasil, mas até quando essa onda de calor vai durar? Para quem está cansado do calorzão, a chegada do outono a partir da próxima quinta-feira (21) pode dar uma boa aliviada nisso. 

publicidade

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um novo alerta vermelho de calor extremo que começou no último sábado (16) e dura até o fim do dia desta segunda. Entram no aviso todo o norte do estado do Paraná, e quase a totalidade dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Lembrando que um aviso do tipo já havia sido dado no dia 14.

Para saber mais, acesse a reportagem do Olhar Digital.