O 6º Relatório Anual de Qualidade do Ar Mundial, do IQAir, aponta que todas as 100 cidades com os maiores níveis de poluição do ar do mundo em 2023 estavam na Ásia. Segundo a pesquisa, a crise climática desempenha um papel fundamental na piora da qualidade do ar, o que coloca em risco bilhões de pessoas em todo o planeta.

Leia mais

publicidade
Poluição de ar em cidade grande
Índia concentra maioria das cidades com maior nível de poluição (Imagem: Pornprasert Khanchitchai/Shutterstock)

Qualidade do ar está piorando

O estudo analisou especificamente o material particulado fino, ou PM2,5, que é o menor poluente, mas também o mais perigoso. Apenas 9% das mais de 7.800 cidades analisadas globalmente registraram qualidade do ar que atendeu ao padrão da Organização Mundial da Saúde (OMS), que diz que os níveis médios anuais de PM2,5 não devem exceder 5 microgramas por metro cúbico.

Quando inalado, o PM2.5 atinge o tecido pulmonar, onde pode entrar na corrente sanguínea. Ele vem de fontes como a combustão de combustíveis fósseis, tempestades de poeira e incêndios florestais, e tem sido associado à asma, doenças cardíacas e pulmonares, câncer e outras doenças respiratórias, bem como comprometimento cognitivo em crianças.

publicidade

A grande maioria das cidades mais poluídas (83 das 100) fica na Índia. Apenas no país, 1,3 bilhão de pessoas, ou 96% da população indiana, vivem com qualidade do ar sete vezes maior do que as diretrizes da OMS.

Ainda de acordo com o relatório, a crise climática está levando a mudanças no vento e nas chuvas, o que afeta a dispersão de poluentes. Ela também está causando mais calor, e mais incêndios florestais em muitas regiões, além temporadas de pólen mais longas e intensas, que agravam os problemas de saúde ligados à poluição do ar.

publicidade

Segundo a OMS, 6,7 milhões de pessoas morrem anualmente devido aos efeitos combinados da poluição do ar ambiente e doméstico.

Poluição de ar em cidade grande
Poluição do ar mata milhões de pessoas por ano no mundo (Imagem: aappp/Shutterstock)

Maiores poluições

  • Begusarai, no norte indiano, foi a cidade mais poluída do mundo no ano passado, com uma concentração média anual de PM2,5 de 118,9.
  • Na sequência do ranking IQAir aparecem outras quatro cidades da Índia: Guwahati, Deli e Mullanpur.
  • Já os países mais poluídos do mundo em 2023 foram: Bangladesh, Paquistão, Índia e Tajiquistão.
  • Apenas 10 nações e territórios apresentaram qualidade do ar considerada “saudável”: Finlândia, Estônia, Porto Rico, Austrália, Nova Zelândia, Bermudas, Granada, Islândia, Ilhas Maurício e Polinésia Francesa.
  • As informações são da CNN.