Arqueólogos do Vale dos Templos, na Sicília, Itália, encontraram restos de um edifício perdido desconhecido. A equipe acredita que a construção possa estar relacionada às práticas religiosas na antiga cidade naquela época. A descoberta foi publicada no Journal of Archaeological Science: Reports.

Entenda:

publicidade
  • Arqueólogos do Vale dos Templos, na Sicília, Itália, encontraram restos de um antigo edifício desconhecido;
  • A equipe explorava uma área de 3.000 m² usando técnicas de levantamento geofísico quando se deparou com uma das anomalias escondidas;
  • Investigando a área mais a fundo, os arqueólogos encontraram uma parede construída com grandes blocos de pedra;
  • A equipe acredita que a construção possa estar relacionada a antigas práticas religiosas, mas a função exata do edifício e a data de sua construção ainda não foram determinadas;
  • A escavação do local ainda não foi concluída, e deve ser retomada em abril;
  • A descoberta foi publicada no Journal of Archaeological Science: Reports.
(Imagem: BERK OZDEMIR / Shutterstock)

O Vale dos Templos, localizado em Agrigento, foi fundado por volta de 580 a.C. como uma colônia grega, e é um dos sítios arqueológicos mais importantes da Sicília. O local foi escavado pela primeira vez no século XIX, mas a exploração nunca foi concluída. O novo edifício foi descoberto enquanto a equipe explorava uma área de 3.000 m² usando técnicas de levantamento geofísico.

Leia mais:

publicidade

Escavações do edifício perdido ainda estão em andamento

Reconstrução 3D da trincheira arqueológica mostrando a parede recém-descoberta. (Imagem: Sebastiano Imposa)

Ao se deparar com uma das anomalias geofísicas, a equipe decidiu investigar a área mais a fundo, e encontrou uma parede construída com grandes blocos de pedra. “Como a vala era limitada, trouxemos à luz apenas três quarteirões da parede, que parece continuar para norte”, diz Sebastiano Imposa, professor associado de geofísica aplicada na Universidade de Catânia e membro do time de pesquisa, ao The Art Newspaper.

A função exata do edifício ainda não foi determinada, mas os arqueólogos acreditam que ela possa ter feito parte de uma estrutura maior e mais complexa. A data de construção também permanece incerta, como completa Imposa: “É muito cedo para especular sobre a datação ou função deste edifício. A escavação continuará em abril e esperamos levar a uma resposta a essas perguntas.”