Os jogos da série Yakuza, desenvolvidos pela SEGA, oferecem aos jogadores uma experiência única imersa no submundo do crime japonês, repleto de drama, ação e reviravoltas. Com uma narrativa complexa e personagens cativantes, a série conquistou uma base de fãs dedicada ao redor do mundo. No entanto, para os novatos que desejam mergulhar neste universo da série Yakuza, pode ser um desafio entender a ordem correta para jogar os jogos.

Leia também:

publicidade

A série conta com uma variedade de jogos que seguem especialmente a história de Kazuma Kiryu, mas nos mais recentes jogos o protagonista (e o estilo de jogo) foi substituído, mas ainda trazendo muito dos personagens antigos estabelecidos na franquia.

Você pode muito bem optar por escolher jogar pela ordem de lançamento dos jogos da franquia Yakuza, mas existem detalhes e nuances que poderão ser perdidas na história, ou ainda, você pode optar por iniciar diretamente dos títulos chamados no ocidente de Like a Dragon, que apresentam um novo protagonista a série. De toda forma, montamos esse guia com a melhor forma de jogar e aproveitar o máximo dessa franquia.

publicidade

Yakuza 0

Iniciando a ordem, Yakuza 0 serve como um prelúdio à série, apresentando os jogadores ao jovem Kazuma Kiryu e a Goro Majima em uma Tóquio dos anos 80. Mesmo tendo sido lançado mais tarde, após a série já estar fazendo relativo sucesso, este jogo explora as origens dos personagens principais e os eventos que moldaram o mundo de Yakuza, o que explica o fato dele ser uma ótima opção para se inciar.

Imagem: Steam/Divulgação

Yakuza Kiwami

Após os eventos de Yakuza 0, os jogadores devem seguir para Yakuza Kiwami, um remake do primeiro jogo da série que foi lançado para PlayStation 2. Aqui, testemunhamos a jornada de Kiryu após ser preso por assumir um crime que não cometeu e seu retorno ao mundo do crime, enfrentando traições e conflitos de lealdade.

publicidade

Yakuza Kiwami 2

Continuando a saga de Kiryu, como era de se esperar, o próximo jogo na ordem é Yakuza Kiwami 2, que assim como o jogo anterior é um remake do jogo original lançado para PS2. Aqui, os jogadores mergulham em uma trama que se passa 1 ano após os eventos do primeiro jogo, com Kiryu sendo chamado após o assassinado de um dos líderes da Yakuza.

Yakuza 3

Avançando na ordem, Yakuza 3 oferece uma visão mais tranquila da vida de Kiryu, agora afastado da Yakuza e gerenciando um orfanato junto de sua filha adotiva em Okinawa. No entanto, seu passado tumultuado o alcança mais uma vez, com um clã local exigindo que eles abandonem o local, o que faz com que Kiryu volte a sua relação com o crime mais uma vez.

publicidade

Yakuza 4

Em Yakuza 4, a narrativa se expande para incluir múltiplos protagonistas, proporcionando uma experiência mais ampla do mundo de Yakuza. Aqui assumimos os papéis de Kiryu, Tanimura, Akiyama e Saejima, investigando um assassinato que ocorreu dentro do território do clã Tojo.

Yakuza 4
Imagem: Steam/Divulgação

Yakuza 5

Como era de se imaginar pela ordem, Yakuza 5 continua a saga, oferecendo uma trama que prepara terreno para o que viria a ser o fim da história do lendário Kyriu. Nesse jogo, novamente Kazuma está vivendo uma vida modesta e em paz, como motorista de Taxi, até que uma guerra entre todos os clãs da Yakuza está prestes a acontecer e cabe a ele resolver este problema.

Yakuza 6: The Song of Life

Concluindo a jornada de Kazuma Kiryu, Yakuza 6 mergulha os jogadores em uma narrativa emocionante, explorando temas de família e redenção. Este capítulo final se inicia quando a filha adotiva de Kiryu aparentemente sofre um acidente. Entretanto, o lendário líder da Yakuza sabe que acidentes são incomuns no mundo do crime e a partir disto, ele passa investigar o ocorrido.

Like a Dragon Gaiden: The man who erased his name

Apesar de ter sido lançado posteriormente, este jogo se encaixa entre o Yakuza 6 e o Like a Dragon na ordem da franquia, pois nele acompanhamos a jornada do antigo protagonista Kazuma Kiryu com o objetivo de apagar o seu nome e se livrar do seu passado como um líder do submundo criminoso japonês para levar uma vida como um desconhecido.

Yakuza: Like a Dragon

Embora Yakuza: Like a Dragon seja uma entrada independente na série, os jogadores que completaram os jogos anteriores podem apreciar melhor as referências e conexões com o universo estabelecido. Este jogo apresenta um novo protagonista, Ichiban Kasuga, e uma mudança para um sistema de combate baseado em turnos. Retornamos a Kamurocho, após Ichiban passar 18 anos preso pelo seu clã e a história se passa com o mesmo se sentir traído graças a sua devoção.

Like a Dragon Infinite Wealth

E finalmente a franquia nos traz até o último jogo lançado até o momento. Em Like a Dragon Infinite Wealth novamente encarnamos Ichiban Kasuga, após os acontecimentos do primeiro jogo, agora o personagem está em Honolulu e acaba se encontrando novamente com o lendário Kazuma Kiryu, que segundo a própria sinopse do jogo, se encontra em seus últimos dias de vida.

Spin-offs

A franquia Yakuza possui ainda alguns spin-offs, isto é, jogos fora da cronologia original, que podem ser jogados independente da ordem que você escolher iniciar a franquia. Um deles é Judgment, que se passa 2 anos pós Yakuza 6, onde você encarna Takayuki Yagami, um ex-advogado forçado a trabalhar como detetive particular e acaba se envolvendo numa investigação de crimes da Yakuza.

Após isso é possível jogar Lost Judgment, que é uma sequência direta do jogo, onde Yagami volta a sua vida antiga, até se deparar com o assassinato de uma mulher e novamente decide investigá-lo.

Por fim, existe ainda um dos spin-offs que pode ser jogado a qualquer instante e não possui qualquer ligação direta com os jogos da franquia, que é Like a Dragon Ishin!, que se passa num Japão feudal e reúne a narrativa e gameplays clássicos da franquia Yakuza.

Ao seguir esta ordem de jogos, os jogadores podem desfrutar da saga Yakuza de maneira coesa e imersiva, acompanhando a jornada de Kiryu e seus aliados desde o início até o fim, além de acompanhar o início da jornada de Ichiban. Cada título oferece uma experiência única, repleta de drama, ação e momentos inesquecíveis.