Entrevista: Grandes cidades sofrem com apagão. Por quê?

O engenheiro elétrico e de operações na Lead Energy Phelipe Azevedo explicou detalhes de apagões que aconteceram nesta semana
Júlia Dal Rovere22/03/2024 21h03
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

No centro de São Paulo, moradores e comerciantes reclamaram da falta de luz ao longo da semana. A cidade foi atingida por fortes chuvas. Nesta quinta-feira, no Rio Grande do Sul, mais de um milhão de pessoas chegaram a ficar sem energia depois de um temporal. Mas por que isso acontece?

Recebemos Phelipe Azevedo, engenheiro elétrico e de operações na Lead Energy, para entender melhor essa situação. 

A função principal de uma distribuidora de energia é garantir o fornecimento de energia, né? A gente tem observado aí que esses fenômenos atmosféricos têm acontecido com bastante intensidade, com mais frequência,  e isso realmente acarreta nesses problemas de falta de energia, queda de árvores em redes de distribuição e etc. Enfim, a distribuidora, ela tem um papel fundamental de garantia para a população através das linhas de transmissão, passando pelas linhas de distribuição até chegar aí nas casas, comércio e indústrias.

Phelipe Azevedo

Acompanhe a entrevista completa!

Júlia Dal Rovere
Redator(a)

Júlia Dal Rovere é estudante de jornalismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e redatora no Olhar Digital.