As mudanças trazidas pela tecnologia em todos os setores da economia têm sido profundas e abrangentes, revolucionando a maneira como as empresas operam e como os consumidores interagem com os produtos e serviços. Desde a era digital até a inteligência artificial, a tecnologia tem sido a força motriz por trás da otimização de processos, do aumento da eficiência e da criação de novos modelos de negócios.

Não há setor que não tenha sido impactado por essa onda de transformação e os benefícios são notáveis. No entanto, algumas áreas mais tradicionais têm sido mais resistentes à adoção de soluções tecnológicas. Mas, em 2024, é impossível ignorar os benefícios que as novas tecnologias podem trazer para qualquer negócio.

publicidade

Leia mais:

Uma pesquisa global da IBM revela que 78% dos líderes empresariais brasileiros pretendem investir em tecnologia, incluindo soluções como inteligência artificial, automação e nuvem híbrida. Esse índice é maior do que o de outros países como EUA, Japão, Alemanha e Reino Unido.

publicidade

Segundo o estudo, os principais impulsionadores do investimento em tecnologia no Brasil são os riscos cibernéticos, mudanças de mercado e pressões ambientais relacionadas à agenda ESG.

Quanto às tecnologias que as empresas brasileiras planejam implementar nos próximos dois anos, destacam-se o 5G, computação em nuvem (híbrida, pública e privada), soluções de TI verde, soluções de cibersegurança e Internet das Coisas (IoT).

publicidade

No que diz respeito às tecnologias emergentes, os líderes brasileiros acreditam que plataformas de nuvem para indústria, funcionários digitais, inteligência artificial generativa, segurança cibernética com infusão de IA e armazenamento computacional terão um impacto significativo nos negócios nos próximos 3 a 5 anos.

inteligência artificial
Imagem: Deemerwha studio/Shutterstock

Na minha experiência, tenho visto como as empresas estão prosperando ao investir e adotar tecnologias que impulsionam seus negócios, melhoram seus serviços e produtos e as tornam mais competitivas no mercado.

publicidade

No setor de transporte marítimo, que por muito tempo navegou sem abraçar plenamente as soluções tecnológicas, tudo mudou com o advento dessas inovações. Uma das tecnologias mais impactantes nesse setor é a Internet das Coisas (IoT), que possibilita a conexão e comunicação entre dispositivos e sistemas em tempo real.

Por meio de sensores instalados nos navios, é possível monitorar variáveis como temperatura, pressão, umidade e localização, garantindo a segurança da carga e permitindo uma manutenção preditiva mais eficiente, o que reduz o tempo de inatividade e os custos operacionais. Além disso, a inteligência artificial (IA) está transformando a tomada de, permitindo a análise de grandes volumes de dados para prever tendências, identificar padrões e tomar decisões mais informadas.

Ilustração de automação
Ilustração de automação. Créditos: panuwat phimpha/Shutterstock

A automação também está desempenhando um papel importante, com navios autônomos e sistemas avançados de controle e navegação que prometem aumentar a eficiência operacional e reduzir os custos a longo prazo.

A tecnologia também está impulsionando a sustentabilidade ambiental no transporte marítimo, com o desenvolvimento de combustíveis alternativos, tecnologias de propulsão mais limpas e projetos de design inovadores que reduzem o consumo de combustível e as emissões de poluentes.

Estamos diante de uma bússola indispensável para qualquer negócio, guiando os setores rumo a um futuro mais eficiente e sustentável. Ao abraçar essas tecnologias, as empresas têm a oportunidade de melhorar a eficiência operacional, reduzir os custos e promover a sustentabilidade ambiental.