O que você sabe sobre as cinco maiores montanhas do mundo? Neste guia, exploraremos informações sobre esses picos, trazendo dados e curiosidades que cercam cada uma dessas elevações. Além disso, ao longo desta lista, destacaremos algumas das características geográficas e dos desafios associados a essas montanhas. Pronto para explorar as características únicas das maiores montanhas do mundo?

Leia mais:

publicidade

Monte Everest

Pico do Monte Everest visto de longe
(Imagem: Rawpixel)

A majestosa montanha considerada o topo do mundo. Com uma história geológica marcante de 60 milhões de anos, o Everest desafia os limites da atmosfera terrestre com seus impressionantes 8.848 metros de altitude. Além de oferecer diversas rotas de ascensão, como pelo sudeste do Nepal e nordeste do Tibete, onde mais de 8.000 pessoas já tentaram alcançar o cume do Everest.

K2

Imagem: Reprodução/Mega Curioso

O K2, também conhecido como monte Godwin-Austen, Chogori, Dapsang, ou Qogir Feng, com suas imponentes elevações de 8.611 metros e sua reputação como a montanha mais perigosa globalmente. Com apenas um em cada quatro alpinistas alcançando o cume, a ousadia daqueles que enfrentam seus desafios é evidente. Apelidada de “Montanha Selvagem”, o K2 impõe condições imprevisíveis e extremas, proporcionando jornadas únicas aos aventureiros destemidos que ousam desbravar seus picos desafiadores em busca de conquistas extraordinárias.

publicidade

Kangchenjunga

Imagem: Reprodução/Alta Montanha

A terceira mais alta do mundo com seus imponentes 8.586 metros, localizada na cordilheira do Himalaia entre Nepal e Índia. A altivez dessa montanha é desafiadora, mas presenteia vistas espetaculares para aqueles corajosos o suficiente que enfrenta suas condições climáticas extremas e terrenos complexos. Além disso, destaca-se como um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, ressaltando a importância da preservação ambiental em uma região rica em biodiversidade.

Lhotse

Imagem: Reprodução/Trek Guiders

O Lhotse, a quarta montanha mais alta do mundo, com seus imponentes 8.516 metros, é uma joia da cordilheira do Himalaia, Conhecida por desafiar alpinistas com sua imponente altitude, o Lhotse compartilha uma conexão única com o Monte Everest, vinculado pela coluna sul, acrescentando complexidade e desafios às expedições. Além dos aspectos técnicos desafiadores, a conquista do cume oferece uma experiência gratificante, proporcionando vistas deslumbrantes e a realização de alcançar um dos picos mais elevados do planeta.

publicidade

Makalu

A quinta mais alta do mundo, com seus impressionantes 8.463 metros de altitude. Renomado por suas subidas íngremes e cumes afiados, o Makalu desafia até mesmo os alpinistas mais experientes, oferecendo uma rota segura, porém longa e repleta de trechos técnicos variados. Sua localização na cordilheira do Himalaia proporciona vistas deslumbrantes, colocando-o como o quarto pico mais alto entre as oito montanhas do Nepal.

Essas formações naturais não apenas é um registro da passagem do tempo, mas também uma aventura para os corajosos que desafiam escalar. Se você estiver interessado em aprofundar seus conhecimentos, convidamos você a ler nosso artigo “O que são montanhas e como elas se formam?“.