Um grupo de pesquisadores encontrou um novo asteroide compartilhando a órbita de Marte, totalizando 17 desses objetos fazendo o mesmo caminho que o planeta. Conhecido como asteroide troiano, ele possui uma órbita instável que pode revelar mais sobre o seu passado.

Existem cinco pontos, conhecidos como pontos de Lagrange, onde objetos podem estar localizados em torno de dois corpos gravitacionais, como o Sol e um Planeta, de forma que sua órbita seja exatamente igual a do último. São eles:

• O ponto de Lagrange L1, que está localizado entre o planeta e o Sol.
  • O L2, localizado ligeiramente atrás do planeta;
  • Também tem o L3, que está no lado oposto da órbita, “atrás do Sol”;
  • E por fim o L4 e o L5, que estão antes e depois do planeta, formando um triângulo equilátero entre eles e o objeto.
Pontos de Lagrange (Crédito Marspédia)

Asteroides troianos

Os asteroides localizados nesses pontos são conhecidos como asteroides troianos. A Terra possui dois desses, e Marte possuía 16, até a recente descoberta. Publicado na revista Astronomy & Astrophysics e liderado pelo astrônomo Raul de la Fuente Marcos, da Universidade Complutense de Madrid, os pesquisadores conseguiram encontrar mais um objeto para se juntar a esse grupo.

Os asteroides troianos de Marte estão em grande maioria localizados no L5, à frente da órbita marciana. No entanto, existem dois que antecedem o planeta, no L4, o 1999 UJ7, e o recém-descoberto 2023 FW14, que podem ter uma relação.

Os asteroides troianos realizam a mesma orbita que os planetas (Crédito: Dotted Yeti/ shutterstock)

Descoberto a partir de dados coletados Gran Telescopio Canarias (GTC), o asteroide 2023 FW14 tem duas potências origens. A primeira delas é que ele é um fragmento do 1999 UJ7, visto que ambos são de composição primitiva. A outra hipótese, mais aceita pelos cientistas, é que o objeto cruzou a trajetória de Marte e foi eventualmente feito de asteroide troiano, por isso, a órbita dele não é tão estável.