Os avanços na tecnologia continuamente servem à população, trazendo melhorias e qualidade de vida para as mais diferentes situações. Quando pensamos em grupos como idosos ou pessoas com deficiência, somos lembrados que inovação e acessibilidade andam lado a lado. 

O sistema de palmilhas inteligentes, desenvolvido por especialistas de uma universidade brasileira, foi criado para captar informações sobre a pressão do pé ao pisar no chão, além de características como postura, equilíbrio e movimento de cada indivíduo. 

publicidade

Leia também:

Palmilha com inteligência artificial: o que é e para que serve?

Homem em recuperação com andador via Freepik
Homem em recuperação com andador via Freepik

Pensando no processo de recuperação e reabilitação dos pacientes, bem como na prevenção de quedas e acidentes envolvendo idosos e pessoas com deficiência, dispositivos tecnológicos como a palmilha inteligente se tornam imprescindíveis para o bem-estar.

publicidade

Desenvolvida na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), como um produto de engenharia biomédica, a palmilha inteligente funciona como um exame de baropodométrica, que avalia a pressão sob a planta do pé durante a pisada – por consequência avaliando a postura.

O que é a palmilha com inteligência artificial?

A palmilha inteligente é um gadget vestível, composta por um hardware com sensores de força acoplados a um microprocessador para aquisição, processamento, armazenamento e transmissão wireless de dados. Tudo isso integrado a um software, ou aplicativo, para facilitar a leitura dos dados.

publicidade

Segundo os profissionais envolvidos no desenvolvimento da palmilha, o objetivo do produto é de proporcionar aos profissionais da saúde mais um instrumento de avaliação, diagnóstico e tratamento, a partir das informações coletadas e processadas pelo software.

Para que serve palmilha com inteligência artificial?

Idosos com bengala via Freepik
Idosos com bengala via Freepik

O dispositivo poderá ser utilizado em estudos clínicos, como um instrumento de análise da pressão do pé na caminhada, bem como do movimento durante as mais diversas atividades cotidianas, laborais ou esportivas. Servindo, portanto, como um mecanismo de prevenção de lesões e apoio para reabilitação, além de avaliação e diagnóstico de doenças neurológicas e traumato ortopédicas.

publicidade

Como mencionado, a palmilha com inteligência artificial tem como principal foco idosos, pessoas com deficiência física, pessoas em processo de reabilitação, e também atletas de alto desempenho. O acompanhamento mais preciso auxilia no monitoramento da evolução e da qualidade da marcha (caminhada) para ajudar o corpo a manter o equilíbrio.

A expectativa é que o produto chegue no mercado de maneira acessível para todos os interessados, com desenvolvimento e produção completamente nacional e de baixo custo, sem comprometer a qualidade.