Recursos de IA do Copilot estão sendo integrados ao Microsoft Teams

Reuniões pelo Teams poderão ser resumidas com mais praticidade graças ao uso do Copilot, assistente de IA da Microsoft
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Rodrigo Mozelli 26/03/2024 19h51, atualizada em 01/04/2024 11h10
microsoft teams
Imagem: monticello/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Microsoft Teams está virando cada vez mais um programa alimentado por tecnologias do Copilot, o assistente de inteligência artificial (IA) da companhia. Estão sendo adicionadas novas maneiras de utilizar o assistente durante bate-papos de reuniões, resumos e muito mais, conforme o The Verge.

Uma função que o Copilot já vinha realizando é resumir as reuniões do Teams, mas, nos próximos meses, o assistente ampliará essa tarefa, combinando transcrições faladas e bate-papos escritos em única visualização para facilitar o acompanhamento das reuniões que o usuário pode ter perdido.

Leia mais:

Outra novidade diz respeito a melhorias na composição de mensagens no chat, permitindo que os usuários do software para chamadas de voz e vídeo reescrevam uma mensagem de novas maneiras.

“O Copilot pode ajustar sua mensagem para adicionar um apelo à ação ou como um pirata falaria”, diz a Microsoft em postagem em seu blog. “Em breve, você também poderá gerar nova mensagem com base no contexto do chat do Teams.”

Ícone do Copilot da Microsoft
Imagem: Robert Way/Shutterstock

Copilot mostrará “melhores momentos” de reunião ou chamada

  • A função “recapitulação inteligente de chamadas” vai estar disponível para celulares no próximo trimestre pelo Teams Premium, segundo a Microsoft;
  • A recapitulação inteligente de chamadas fará anotações automaticamente durante as chamadas;
  • Dessa forma, o usuário conseguirá acessar o resumo de chamadas e ver as ações de acompanhamento sem ter que fazer anotações durante as conversas da reunião.

Todas essas melhorias relacionadas à IA no Microsoft Teams podem parecer pequenas por si só, mas adicionam mais recursos a um ecossistema que tem um Copilot cada vez mais útil dentro do software.

A integração do Copilot no Teams já se mostra como um dos mais eficazes exemplos de integração de um assistente de IA em aplicativos do Office. A capacidade de recapitular rapidamente as reuniões pode, por exemplo, dizer até mesmo quando exatamente o nome do usuário foi mencionado em uma reunião.

Imagem: Divulgação/Microsoft
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Rodrigo Mozelli é jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) e, atualmente, é redator do Olhar Digital.