Há 10 anos, um pesquisador brasileiro descobriu a existência de anéis ao redor do asteroide Chariklo. Essa rocha espacial está em órbita entre Júpiter e Netuno. Os cientistas envolvidos no estudo fizeram observações de 13 telescópios diferentes na América do Sul.

O Chariklo pertence à categoria dos centauros, ou seja, pequenos objetos que orbitam ao redor do Sol atravessando as órbitas dos planetas. Ele tem cerca de 250 quilômetros e demora 63 anos para dar uma volta em nossa estrela.

publicidade

E para falar mais sobre esse assunto, recebemos quem liderou a pesquisa! Professor Felipe Braga Ribas, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia da mesma universidade. Ele é especialista em estudo de pequenos corpos do sistema solar com o uso da técnica de ocultações estelares.

Então os anéis de Chariklo foram descobertos há 10 anos atrás, dentro de um trabalho que a gente faz numa equipe de pesquisadores brasileiros que procura estudar pequenos corpos do Sistema Solar através dessa técnica que você falou que é a ocultação Estelar, que é basicamente quando um objeto do Sistema Solar passa na frente de uma Estrela. Então a gente fica observando aquele momento, dura alguns poucos segundos, e a gente sabe quando vai acontecer, fica observando de alguns lugares específicos na Terra. A gente vai ver quando a estrela apaga, basicamente porque o objeto passou na frente, e aí a gente estuda esse momento e consegue então caracterizar pequenos corpos do Sistema Solar.  

Felipa Braga Ribas

Acompanhe a entrevista completa!