O submarino Tonelero foi lançado ao mar no dia 27 de março de 2024, em Itaguaí, no Rio de Janeiro. De acordo com a Marinha do Brasil, a embarcação é equipada com torpedos, mísseis e sensores modernos. Mas afinal, como é o submergível? Continue a leitura para saber os detalhes do veículo militar. 

Leia mais:

publicidade

O Tonelero faz parte do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub). Ele foi projetado em pelo Brasil em conjunto com a França, em um acordo firmado em 2008. O orçamento chega a aproximadamente R$ 40 bilhões. 

O investimento é justificado pela Marinha como uma forma de proteger os mares brasileiros de forças inimigas. O objetivo principal é realizar a proteção da chamada Amazônia Azul, que tem uma área de 5,7 milhões de km², incluindo o mar territorial e a Zona Econômica Exclusiva do Brasil.

publicidade

1 – Sistema de combate do submarino Tonelero

Parte frotal do Submarino Tonelero
Imagem: Freepik Marinha do Brasil

O Tonelero tem um sistema de combate muito sofisticado, no qual consegue gerenciar e integrar o arranjo amplo de sensores: radar, guerra eletrônica, acústicos, eletro-ópticos e óticos.

Além disso, ele conta com seis tubos de armas com capacidade para realizar lançamento de mísseis antinavio, minas e torpedos.

publicidade

2 – Navegação do submarino Tonelero

Submarino Tonelero de lado
Imagem: Freepik Marinha do Brasil

O submarino tem excelente capacidade de navegação. O deslocamento submerso é de 1.870 toneladas, podendo atingir uma profundidade superior a 250 metros em operação. Além disso, a velocidade chega a 37Km/h. Ele ainda pode ficar em operação por mais de 70 dias.

3 – Capacidade e número de passageiros

Parte lateral do Submarino Tonelero
Imagem: Freepik Marinha do Brasil

Com comprimento de 71,62 metros e diâmetro de 6,2 metros, o submarino comporta 35 militares, 27 praças e 8 oficiais, que poderão aproveitar todo o sistema avançado de combate. 

publicidade

4 – Movido à propulsão

Submarino Tonelero  parte da frente
Imagem: Freepik Marinha do Brasil

O Tonelero é um movido à propulsão, sendo um dos quatro submarinos desenvolvidos na mesma esfera do Prosub. Além disso, ele é perfeito para ser utilizado em patrulhas, pois é silencioso e furtivo.