Ponte em Baltimore: combustível impróprio pode ter causado “apagão” em navio

Minutos antes do choque com a ponte, o comandante reportou perda total de energia e de qualquer controle do navio
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Ignacio de Lima 27/03/2024 12h06
ponte-key-baltimore.png
Desabamento da ponte Francis Scott Key, em Baltimore, nos EUA. Crédito: StreamTime Live
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

As autoridades dos Estados Unidos trabalham para identificar o que causou a colisão de uma embarcação com a ponte de Baltimore. O impacto acabou derrubando a estrutura. Uma das possibilidades é que o uso de combustível impróprio possa ter causado uma falha no navio.

Leia mais

Autoridades estão investigando o caso (Imagem: Serviços Médicos de Emergência/Condado de Harford)

Falha no navio que tingiu ponte em Baltimore é investigada

O porta-contêiner com bandeira da Singapura havia acabado de sair do porto de Baltimore e tinha como destino o Sri Lanka. Minutos antes do choque com a ponte, o comandante reportou ter pedido completamente o controle do navio. Os relatos indicam total perda de energia.

Uma inspeção, em junho de 2023 num porto no Chile, já havia identificado um problema na “propulsão e maquinário auxiliar” da embarcação. No entanto, uma outra inspeção mais recente, feita por autoridades norte-americanas, não encontrou problemas e liberou a embarcação.

O navio, de 300 metros de comprimento, é propriedade da Grace Ocean Private Ltd., sediada em Singapura. A empresa afirmou que todos os membros da tripulação, incluindo os dois pilotos, estão bem.

Segundo o presidente dos EUA, Joe Biden, não há indícios de que a batida tenha sido intencional. Já o FBI e o secretário nacional de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, afirmaram que não há indicativo de ato terrorista. As informações são do G1.

Montagem com imagens de satélite da ponte que caiu em Baltimore
Imagens de satélite mostram estrago em ponte atingida por navio (Imagem: Maxar Technologies)

O que aconteceu no acidente em Baltimore?

  • Os operadores do navio de carga emitiram um chamado de socorro informando que a embarcação havia ficado sem energia momentos antes do acidente.
  • Com velocidade de aproximadamente 15 km/h, ele atingiu o pilar da ponte (que tem 2,6 quilômetros de extensão) com força significativa.
  • O impacto fez com que o vão se quebrasse e caísse na água em questão de segundos.
  • Seis pessoas continuam desaparecidas e já são dadas como mortas.
  • Inaugurada em 1977, a ponte tinha quase três quilômetros de extensão e quatro pistas, que ficavam cerca de 55 metros acima das águas.
  • A estrutura também contava com uma ponte levadiça que dava acesso ao porto de Baltimore.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.