Uma investigação foi aberta para determinar o que causou a falha em uma embarcação e a consequente colisão e derrubada da ponte de Baltimore, nos Estados Unidos. Nesta quarta-feira (27), mergulhadores recuperaram a caixa-preta do navio.

Leia mais

publicidade
Ponte foi totalmente destruída com o impacto (Imagem: Serviços Médicos de Emergência/Condado de Harford)

Desaparecidos do acidente na ponte de Baltimore são considerados mortos

Também nesta quarta, autoridades encerraram as buscas por vítimas. Duas pessoas foram retiradas da água com vida, sendo que uma delas se encontra em estado grave. Outras seis continuam desaparecidas e já são dadas como mortas.

As vítimas são operários que trabalhavam na manutenção da ponte. Especialistas destacam que o canal onde estas pessoas caíram tem uma profundidade de até 15 metros e fortes correntes. Além disso, a temperatura na água é de cerca de 9ºC, o que provocaria morte por hipotermia.

publicidade

Segundo o presidente dos EUA, Joe Biden, não há indícios de que a batida tenha sido intencional. Já o FBI e o secretário nacional de Segurança Interna, Alejandro Mayorkas, afirmaram que não há indicativo de ato terrorista. As informações são do G1.

Ponte em Baltimore a noite
Ponte de Baltimore foi Inaugurada em 1977 e deve ser reconstruída com recursos federais (Imagem: abriggs21/iStock)

O que aconteceu?

  • Os operadores do navio de carga emitiram um chamado de socorro informando que a embarcação havia ficado sem energia momentos antes do acidente.
  • Com velocidade de aproximadamente 15 km/h, ele atingiu o pilar da ponte (que tem 2,6 quilômetros de extensão) com força significativa.
  • O impacto fez com que o vão se quebrasse e caísse na água em questão de segundos.
  • Uma inspeção, em junho de 2023 num porto no Chile, havia identificado um problema na “propulsão e maquinário auxiliar” do navio, o que pode explicar o incidente.
  • Inaugurada em 1977, a ponte tinha quase três quilômetros de extensão e quatro pistas, que ficavam cerca de 55 metros acima das águas.
  • A estrutura também contava com uma ponte levadiça que dava acesso ao porto de Baltimore.
  • Joe Biden, disse que planeja viajar para a cidade “o mais rápido possível” e que espera que o governo federal assuma todo o custo da reconstrução da ponte.