Um modelo de aeronave de demonstração da JetZero, que possui um design de asa mista, já tem aprovação da FAA, a Federação de Aviação dos EUA, para realizar suas primeiras decolagens e testar o protótipo. As informações são do site New Atlas.

Um avião de asas mistas é exatamente o que parece: a fuselagem e as asas se mesclam no design da aeronave, em um formato inovador que, em sua estética, remete a um cruzamento entre um avião comercial normal e um jato militar.

publicidade

O design mais aerodinâmico, em que basicamente tudo é a superfície de sustentação, aumenta drasticamente a eficiência de combustível. A JetZero afirma, inclusive, que sua asa mista consumiria 50% menos do que um jato padrão.

Uma maior eficiência no uso do combustível representaria um avanço significativo no campo das aeronaves. Na prática, reduziria substancialmente os custos operacionais e pode viabilizar a realização de mais voos transcontinentais de longo alcance.

publicidade

Se os benefícios de economia e eficiência do jato de asa mista da JetZero forem combinados a projetos de motores de aviação limpos, como os que são movidos a bateria, hidrogênio ou amônia, haveria a possibilidade de colher frutos e avanços ainda maiores.

Outra vantagem interessante é que o design de asa mista oferece muito mais espaço para carga e passageiros, algo que com certeza é bem-vindo por quem já pegou um voo longo e precisou espremer as pernas para caber entre seu assento e o da frente.

Quando projeto de asa mista da Jet Zero estaria pronto para atuar comercialmente?

  • No ano passado, a JetZero anunciou que estava trabalhando com a Força Aérea dos EUA, a NASA e a FAA para colocar seu avião comercial de asa mista em serviço até 2030.
  • Em agosto, foi anunciado o fechamento de um contrato da Força Aérea para construir um protótipo até 2027.
  • A empresa anunciou via LinkedIn que a FAA concedeu um Certificado de Aeronavegabilidade ao seu demonstrador de menor escala.
  • Conhecido como Pathfinder, este modelo tem uma envergadura de 23 pés (cerca de 7 metros), o que representa apenas 12,5% da escala da aeronave de tamanho real.
Imagem: Divulgação/JetZero