Os supercapacitores tem uma capacidade impressionante e com potencial de virar o mercado de carros elétricos ao avesso: assim como uma bateria, eles armazenam energia, porém, quando descarregados, eles carregam em questão de poucos segundos.

Leia mais:

publicidade

Para se ter uma ideia da disparidade no tempo de carregamento entre uma bateria normal e os supercapacitores: eles podem ser recarregados em cerca de dez segundos, contra uma média de 45 minutos que leva para carregar as baterias dos carros elétricos atuais.

Detalhe na logomarca da Lamborghini
Tverdokhlib/Shutterstock

A tecnologia usada nesses dispositivos não requer o uso de células de energia como as usadas em baterias de íons-lítio, por exemplo. Carros potentes da indústria já usam as capacidades de um supercapacitor para melhorar seu desempenho, como a Lamborghini.

publicidade

O supercapacitor consegue dar mais força ao veículo para situações que exigem mais desempenho. Na realidade dos carros elétricos, é uma função bastante útil, pois preservaria a vida útil da bateria convencional.

Potencializando a já poderosa Lamborghini

  • A Lamborghini começou a instalar o supercapacitor em seus modelos com a alegação que ele consegue triplicar a potência do veículo se comparado a uma bateria comum, e não aumenta o peso do carro.
  • O primeiro modelo da marca que recebeu o supercapacitor foi a Lamborghini Aventador.
  • O método usado combina o supercapacitor com o motor V12. Essa prática melhora a retomada de aceleração, o que resulta em uma experiência parecida com o torque instantâneo de um carro elétrico.

O primeiro modelo elétrico da Lamborghini, o Sian, um híbrido esportivo, também conta com o supercapacitor. Como resultado, o veículo consegue mais agilidade nas retomadas, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos e supera a marca dos 350 km/h.

publicidade

No momento, o uso dos supercapacitores na indústria dos carros elétricos ainda se limita aos modelos exclusivos e luxuosos, que são bem mais caros e pouco acessíveis ao público geral.

A expectativa é que a medida que o mercado de veículos eletrificados avance a ponto de que os custos diminuam, e os supercapacitores possam virar realidade em modelos mais populares.

Imagem: Lamborghini/Divulgação