A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) advertiu que o surto de dengue nas Américas em 2024 pode se tornar o mais grave já registrado. Os países mais afetados pela doença atualmente são: Brasil, Argentina e Paraguai.

Para quem tem pressa:

  • A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou que o surto de dengue em 2024 nas Américas pode se tornar o mais grave já registrado. Brasil, Argentina e Paraguai são os países mais afetados;
  • Nos primeiros três meses de 2024, os casos de dengue nas Américas triplicaram em comparação com o mesmo período de 2022, com mais de 3,5 milhões de casos e mais de mil mortes;
  • A Opas enfatizou a necessidade de intensificar os esforços de saúde pública – controle de vetores e treinamento de agentes de saúde, por exemplo – para combater o surto de dengue na região;
  • A dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, apresenta sintomas como febre alta, dor de cabeça e muscular, e pode evoluir para formas graves. A prevenção foca na eliminação de criadouros do mosquito, e o tratamento é sintomático.

Nos primeiros três meses deste ano, os casos de dengue nas Américas triplicaram em comparação com o mesmo período do ano anterior, conforme relatado pelo chefe da Opas e repercutido pela agência de notícias Reuters.

publicidade

Leia mais:

Dengue nas Américas: o alerta da Opas

Larva do mosquito da dengue
(Imagem: Celso Margraf/Shutterstock)

Em coletiva de imprensa, o doutor Jarbas Barbosa da Silva, da Opas, declarou que esta temporada pode ser a pior já enfrentada em termos de incidência de dengue. A organização já confirmou mais de 3,5 milhões de casos e mais de mil mortes pela doença nas Américas até março de 2024.

publicidade

Com 4,5 milhões de casos reportados em 2023, a região está a caminho de atingir um recorde histórico de incidência de dengue, conforme apontado por Barbosa da Silva. Globalmente, aproximadamente quatro bilhões de pessoas, metade da população mundial, residem em áreas com risco de dengue, conforme informação dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA.

Barbosa da Silva enfatizou a necessidade de intensificar os esforços de saúde pública em toda a região para combater o surto. Entram aqui: medidas de controle de vetores e treinamento de agentes para identificação dos sintomas mais severos da doença.

publicidade

O que você precisa saber sobre a dengue

Mosquito da dengue sobre a pele de alguém
(Imagem: Divulgação/Fiocruz)

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviviridae, do gênero Flavivírus. Existem quatro sorotipos do vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.

Transmissão

A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que se infecta quando pica uma pessoa com o vírus. O mosquito pode transmitir o vírus para outras pessoas durante toda a sua vida, que pode durar até 30 dias.

publicidade

Sintomas

Os sintomas da dengue geralmente aparecem entre três e 14 dias após a picada do mosquito infectado. Os sintomas mais comuns são:

  • Febre alta (39° a 40°C);
  • Dor de cabeça;
  • Dor nos olhos;
  • Dor muscular e óssea;
  • Falta de apetite;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Erupções na pele (semelhantes à rubéola);

Em alguns casos, a dengue pode evoluir para formas graves, como a dengue hemorrágica. E essas formas graves podem ser fatais.

Prevenção

Pneus com água parada
(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Para isso, é importante eliminar os criadouros do mosquito, como água parada em vasos de plantas, pneus velhos, calhas e lajes. Também é importante usar repelentes e roupas que protejam o corpo da picada do mosquito.

Tratamento

Não existe tratamento específico para a dengue. O tratamento é sintomático – isto é, visa aliviar os sintomas da doença. É importante beber bastante líquido, descansar e tomar medicamentos para controlar a febre e a dor.

Em caso de suspeita de dengue, é importante procurar atendimento médico imediatamente. Mais informações sobre a doença estão disponíveis numa página do site do Ministério da Saúde.