Imagem: lidiasilva/Shutterstock
O Google concordou em destruir bilhões de registros de dados de navegação coletados no chamado “modo de navegação anônima” do Chrome. A proposta apresentada nesta segunda-feira (1º) é parte de um acordo de ação coletiva movida contra a empresa em 2020 nos EUA.
Leia mais:
O acordo deve garantir mais transparência e responsabilidade ao “maior coletor de dados do mundo”, dizem os titulares do processo, além de melhorar a defesa do “direito à privacidade na Internet”.
O porta-voz do Google, José Castañeda, disse em comunicado que a empresa está “satisfeita em resolver este processo”. Embora os demandantes tenham solicitado US$ 5 bilhões como indenização, Castañeda disse que nenhum valor foi pago, ou seja, o acordo não inclui danos. “Nunca associamos dados aos usuários quando eles usam o modo de navegação anônima”, acrescentou.
O Google também concordou por cinco anos em permitir que usuários bloqueiem cookies de terceiros por padrão no modo de navegação anônima para evitar que a empresa rastreie dados de sites externos mesmo em modo de navegação privada.
Os indivíduos ainda podem entrar com ações por danos no tribunal estadual da Califórnia. Segundo o The Verge, já foram apresentadas dezenas de reclamações.
Esta post foi modificado pela última vez em 2 de abril de 2024 20:53