Os roubos e furtos de carros sempre figuram na lista de crimes mais cometidos em São Paulo. E é uma modalidade que eu considero particularmente cruel. Tem muita gente que trabalha com o veículo ou que precisa dele para se locomover.

Tem ainda o fato de o carro ser caro. Hoje é quase um artigo de luxo. Se você tem seguro, precisa gastar com a franquia, além do valor dele em si. Se não tem, perdeu milhares de reais de uma vez só ao ser roubado.

publicidade

Leia mais

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) monitora de perto os dados relacionados a esse crime. No ano passado, a média de roubos e furtos de carros de passeio e utilitários cresceu 15,3% na comparação com 2022. Foram 81.813 ocorrências contra 90.711. Somente no mês de maio foram quase 15 mil registros em todo o estado.

publicidade

A SSP não divulga os modelos dos carros envolvidos nesses episódios. A seguradora e também empresa de rastreamento Ituran Brasil, no entanto, faz um levantamento próprio. E a lista dos veículos mais furtados pode te surpreender.

O top-10 dos mais roubados

1) O Fiat Argo encabeça a lista: 2,97% de todos os veículos envolvidos em roubos ou furtos foram desse modelo. Houve uma alta de mais de 70% em relação a 2022, quando o Argo respondia por apenas 1,74% das ocorrências.

publicidade
Carro modelo Fiat Argo 1.0 2024
Imagem: Divulgação / Fiat

2) O segundo veículo mais roubado, segundo a Ituran, é o Ford Ka – ele representa 2,89% de todos os veículos roubados.

Ford Ka na estrada
Imagem: Divulgação/ Ford

3) Em terceiro na lista aparece o Hyundai HB20, um dos carros que mais se popularizou na cidade nos últimos 10 anos. Ao todo, 2,27% dos carros roubados são HB20s.

publicidade
HB20 2018 na estrada
(Imagem: Divulgação/Hyundai)

4) Fiat Palio – 2,26%

5) Fiat Uno – 2,07%

6) Fiat Fiorino – 2,06%

7) Chevrolet Onix – 2,06%

8) Renault Sandero – 1,92%

9) Volkswagen Fox – 1,61%

10) Volkswagen Gol – 1,41%

Sem carros novos ou de luxo

  • Se você prestar atenção nessa lista, vai perceber que não existem modelos de luxo entre os mais visados. Isso não significa, claro, que eles não são alvos dos ladrões.
  • Dois motivos ajudam a explicar esse fato: a quantidade de veículos de luxo e o objetivo dos bandidos com o roubo.
  • Sobre a quantidade, como estamos trabalhando com percentual, por terem menos exemplares nas ruas, você também terá, proporcionalmente, menos veículos desse tipo entre os furtados.
  • Já sobre o objetivo, os ladrões roubam carros, principalmente, para alimentar um mercado ilegal de reposição de peças usadas.
  • Portanto, se você for roubado, seu carro muito provavelmente será desmontado ou usado como veículo de fuga e depois será abandonado.
  • Sim, existem empresas sérias que fornecem esse tipo de serviço, mas existem também as ilegais.

Um último detalhe: furto e roubo são atividades distintas. O furto ocorre quando a vítima não percebe ou não está lá no momento da prática criminosa. Já no roubo existe a abordagem, que, normalmente, vem com ameaça e violência. Para os dados de segurança, no entanto, os dois são colocados juntos.

As informações são do jornal O Estado de São Paulo.