Fóssil da era dos dinossauros indica existência de antigo oceano no Oriente Médio

O mais completo esqueleto de elasmossaurídeo, criatura que habitava os oceanos há milhões de anos, foi encontrado nas montanhas da Síria
Por Alessandro Di Lorenzo, editado por Bruno Capozzi 03/04/2024 10h29
elasmossaurideo-1
Imagem: reprodução/Júlia d'Oliveira
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A descoberta do mais completo esqueleto de um elasmossaurídeo do Oriente Médio pode mudar o que sabemos sobre o passado da Terra. Essa criatura marinha é da família dos plesiossauros, habitava os oceanos e foi extinta há 66 milhões de anos, juntamente com os dinossauros.

Leia mais

Oceano já dividiu a África da Ásia

Os fósseis foram encontrados nas montanhas de Palmira, na Síria, o que reforça uma antiga tese de que, há cerca de 85 milhões de anos, a região hoje caracterizada pelo clima seco e desértico estava submersa pelo Mar de Tétis, que separava os continentes da África e da Ásia.

A conclusão foi resultado de uma análise do conjunto de mais de 50 vértebras articuladas descobertas por pesquisadores da Universidade de Damasco na mina de Al Sawaneh el Charquieh, localizada a cerca de 200 quilômetros da capital do país.

A equipe confirmou que trata-se da coluna vertebral de um elasmossaurídeo que viveu na região durante a era Mesozóica, entre 85 e 66 milhões de anos atrás. As primeiras partes do fóssil foram encontradas em 2001 e o restante do esqueleto, que compreendem a parte posterior do pescoço, todo o tronco e a cauda do animal, em 2010.

O estudo foi publicado na revista Science Direct. As informações são do Jornal da USP.

Fóssil de um elasmossaurídeo localizado nas montanhas da Síria ​(Imagem: reprodução/GEGMRD​)

Os elasmossaurídeos

  • Apesar de existirem registros anteriores de fragmentos dessa espécie na região, os pesquisadores afirmam que o material encontrado agora se trata do exemplar mais completo.
  • A descoberta aumenta o entendimento dos cientistas sobre a distribuição dos elasmossauros pelo planeta.
  • Além disso, preenche uma lacuna cronológica, confirmando a presença desses animais na região durante o Cretáceo.
  • Os elasmossaurídeos fazem parte do grupo dos plesiossauros, répteis marinhos presentes nos oceanos durante a era Mesozóica e parentes distantes dos lepidossauros, grupo que hoje inclui as serpentes e lagartos.
  • A abundância desses répteis atingiu seu ápice no período Jurássico e início do Cretáceo, mas começou a declinar no final do Cretáceo, chegando à extinção cerca de 66 milhões de anos atrás, na mesma época que os dinossauros.
  • Os elasmossaurídeos eram conhecidos pelos corpos compactos, caudas curtas e pescoços extraordinariamente longos, alguns até maiores que o restante do corpo do animal, mas com cabeças pequenas.
Alessandro Di Lorenzo
Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e atua na área desde 2014. Trabalhou nas redações da BandNews FM em Porto Alegre e em São Paulo.

Bruno Capozzi é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero e mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, tendo como foco a pesquisa de redes sociais e tecnologia.