Se você é um fã de ficção científica ou gosta muito de curiosidades sobre o espaço, já deve ter se perguntado como outros planetas podem afetar o corpo de um ser humano. E uma das melhores maneiras de explorar os efeitos da gravidade em diferentes corpos do sistema solar é calcular qual seria o seu peso se você estivesse na superfície deles.

Essa alteração no peso acontece porque o valor da gravidade não é o mesmo em todo o sistema solar. Por esse mesmo motivo, se a gravidade mudar de um planeta para outro, nosso peso também mudará.

publicidade

Leia também:

Quanto pesa o ser humano em outros planetas?

Antes de descobrir quanto o ser humano pesa em outros planetas, é importante fazer uma pequena distinção. Geralmente usamos os termos “massa” e “peso” como sinônimos, mas para um astrônomo ou um físico são coisas completamente diferentes.

publicidade

Peso é a força que a gravidade exerce sobre um objeto devido à sua massa. A massa, a grosso modo, mede a inércia de um objeto, ou seja, sua resistência ao ser movido ou parado. 

Representação artística do planeta Júpiter. Crédito: muratart – Shutterstock

Por sua vez, a Lei da Gravitação Universal de Newton diz que tudo o que tem massa atrai qualquer outra coisa que tenha massa. Em outras palavras, seu corpo atrai a Terra tanto quanto a Terra atrai seu corpo – mas já que a Terra tem mais massa que um corpo humano, sua força gravitacional é maior, por isso não saímos do chão.

publicidade

Sendo assim, a massa de um objeto permanece constante em todo o universo, enquanto seu peso muda dependendo das forças gravitacionais que atuam sobre ele, que variam de planeta para planeta. 

Se, por exemplo, viajarmos para um planeta cuja gravidade é mais intensa e puxe mais para a superfície, nosso peso será muito maior. Por outro lado, se viajarmos para um planeta com pouca gravidade, nosso peso fica mais leve.

publicidade

Quanto pesamos em cada planeta?

Planeta Vênus
Vênus (Imagem: NASA/JPL)

O físico Isaac Newton criou uma fórmula para calcular quanto o ser humano pesaria em outros planetas do sistema solar, de acordo com a massa de cada um deles. Para descobrir quanto você pesaria, basta multiplicar seu peso pela equivalência em quilos de cada planeta. 

Por exemplo, 50 quilos em Mercúrio, onde 1 quilo é equivalente a 0,37 quilo, seriam 18,5 quilos. Isso ocorre pelos efeitos da pouca gravidade do planeta, relativa a menor massa em comparação com a terra. Veja abaixo os valores de 1 quilo em cada planeta do sistema solar, e Plutão: 

  • Mercúrio: 1 quilo = 0,37 quilo
  • Vênus: 1 quilo = 0,88 quilo
  • Terra: 1 quilo = 1 quilo
  • Marte: 1 quilo = 0,38 quilo
  • Júpiter: 1 quilo = 2,64 quilos
  • Saturno: 1 quilo = 1,15 quilo
  • Urano: 1 quilo = 1,17 quilo
  • Netuno: 1 quilo = 1,18 quilo
  • Plutão: 1 quilo = 0,06 quilo

Agora você pode calcular e comparar qual seria seu peso em cada um dos planetas do nosso sistema!