O chuveiro elétrico é uma excelente opção em dias de frio, pois torna o seu banho mais relaxante. Porém, você sabe se ele é realmente seguro? O Olhar Digital traz detalhes sobre os riscos desse eletrodoméstico e como você pode evitar acidentes. 

Leia mais:

Problemas no aparelho

Um dos maiores medos de quem utiliza o chuveiro elétrico é sofrer com um choque. Porém, para isso acontecer ele deve estar apresentando algum problema ou até mesmo o fio não ter sido aterrado de maneira correta na instalação. 

Mas, fique tranquilo, pois acidentes desse nível são raros de acontecer. Inclusive, praticamente não há estudos sobre o tema. Mas, é importante se precaver. Para isso, observe se o aquecedor de água não está desencaixado e se os fios elétricos do equipamento estão organizados corretamente. 

publicidade

Além disso, sempre que for fazer algum tipo de manutenção neste eletrodoméstico, lembre-se de desligar a corrente elétrica do banheiro. O ideal é que você busque a ajuda de um profissional especializado. 

Mudar a temperatura enquanto usa o chuveiro

Mulher tomando banho com o chuveiro elétrico
Imagem: user18526052 no Freepik

Ao mudar a temperatura enquanto a água está passando, você pode gerar um arco elétrico superior a capacidade de isolamento dele. Por isso, o risco de choque nesse caso é bem grande. Sendo assim, quando for necessário trocar a temperatura, feche o registro e faça a mudança. Aí é só ligá-lo novamente. 

Potência

Na hora de comprar o seu chuveiro é necessário ver a potência dele, pois ela deve estar de acordo com a região onde você mora. Os locais mais frios pedem que os aparelhos sejam mais potentes, já os que fazem mais calor, exigem menos do eletrodoméstico. 

O problema de comprar o equipamento com uma potência maior do que a da rede elétrica de sua residência é que ele pode queimar disjuntores e fiação, causando um baita problema para você.