(Imagem: Diego Thomazini/Shutterstock)
O Spotify anunciou uma ferramenta que junta inteligência artificial (IA) generativa – tecnologia do ChatGPT, por exemplo – com playlists. Resultado: “AI Playlist”, ferramenta (ainda na versão beta) que gera playlists a partir de comandos de texto, também chamados de “prompts”.
Usuários de iPhone e celulares Android encontram o gerador de playlists ao tocarem no botão “+” no canto superior direito da aba “Sua Biblioteca”. Por ora, a função “AI Playlist” está disponível para assinantes do Spotify Premium em celulares na Austrália e no Reino Unido. A plataforma informou que continuará trabalhando no recurso “nos próximos meses”.
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Após selecionar a opção “AI Playlist” no menu suspenso, os usuários podem digitar um prompt – por exemplo: “músicas para ler num dia frio e chuvoso” – para obter uma playlist de 30 músicas que combinem com essa vibe.
Além disso, os resultados podem ser ajustados usando comandos adicionais, como “mais músicas tristes”, até que o usuário fique satisfeito com a playlist. Para salvá-la, basta tocar no botão “Criar”, no canto superior direito.
A repórter Jess Weatherbed, do The Verge, escreveu que a função “AI Playlists” fez um “trabalho impressionante” em seus testes ao combinar músicas com prompts nichados. No relato, publicado nesta segunda-feira (08), ela diz: “Por exemplo, ele gerou uma mistura deliciosa de músicas techno apropriadas para raves quando pedi para gerar uma playlist que me fizesse ‘sentir como um caçador de vampiros de Blade (1998)’ e até nomeou a playlist como ‘Essência do Blade’ sem [precisar de um] prompt adicional.”
Jess também afirmou que o uso do novo recurso tem sido “uma experiência divertida até agora”. “É uma maneira muito mais rápida de montar um conjunto [de músicas] do que construir manualmente uma playlist, e fornece alguma funcionalidade como uma ferramenta de descoberta musical para aqueles que desejam encontrar novas músicas que sigam uma estética específica.”
O Spotify recomenda que os usuários usem prompts que contenham “uma combinação de gêneros, estados de espírito, artistas ou décadas”, e que lugares, animais, atividades, personagens de filmes, cores e até emojis podem ser usados como referências no recurso.
No entanto, o novo recurso traz algumas limitações. Por exemplo: não produzirá resultados para comandos não relacionados à música, como eventos atuais ou marcas específicas. E existem “medidas em vigor em torno de prompts ofensivos”, segundo a plataforma.
Esta post foi modificado pela última vez em 8 de abril de 2024 11:58