O número de transações por Pix bateu uma marca inédita na última sexta-feira, 5 de abril. Segundo as informações do Banco Central (BC), foram registradas mais de 201 milhões de operações por meio do sistema de pagamento instantâneo.

Leia mais:

publicidade

Novo recorde de operações por Pix

  • Foram 201,6 milhões de operações realizadas em 5 de abril de 2024, informa o BC.
  • O número visto na última sexta-feira é bem superior ao último recorde de operações via Pix.
  • Em 6 de março de 2024, foram registradas 178,7 milhões de transações feitas usando o sistema de pagamentos.
  • O Banco Central diz que o resultado reforça a “forte adesão de pessoas e empresas ao Pix“, lançado em novembro de 2020.
Notas de real em bolso; pix
Imagem: rafastockbr/Shutterstock

Por coincidência, o recorde veio no mesmo dia em que os bancos passaram por instabilidade no Pix. O Banco Central chegou a confirmar que o sistema estava funcionando sem interrupção.

Principal meio de pagamento

  • Desde o lançamento no fim de 2020, o Pix alcançou outras marcas importantes.
  • Em 2022, por exemplo, respondeu por 29% das transações no país.
  • No ano passado, o sistema criado pelo BC movimentou sozinho R$ 17,18 trilhões.

Para 2024, o Pix deve receber novos recursos. Um deles é o Pix automático, previsto para 28 de outubro. A novidade funciona basicamente como o débito automático, permitindo agendar pagamentos como constas de água, luz, condomínio e mais. O Pix agendado também chega no mesmo mês para pagamentos de aluguel (apenas entre pessoas físicas), doação, prestação de serviço (entre pessoas físicas).

publicidade

Rodovias federais também vão aceitar Pix

Uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) em março, estabeleceu que pedágios de rodovias federais também terão que aceitar pagamento via Pix. Segundo o Ministério dos Transportes, a medida deve reduzir filas e facilitar a vida dos motoristas, garantindo eficiência e praticidade na cobrança.