Alguma vez que você estava jogando no PC aconteceu de o jogo travar? Elas não são suficientes para que o computador pare de rodar o game, mas atrapalham a jogabilidade. Esse problema tem o nome de stuttering. A seguir, saiba mais sobre o bug e como resolver. 

Leia mais:

publicidade

O que é o stuttering?

A palavra stuttering, se for traduzida para o português, significa “engasgar”. Sendo assim, transmite realmente a sensação de que ao jogar, o game fica com um desempenho engasgado, sem que possa fluir da maneira adequada. 

A identificação da causa desse problema é uma grande dificuldade, isso porque há muitos fatores que podem fazer com que ele aconteça. Porém, é possível fazer uma análise completa para monitorar as estatísticas por meio de um software.O ideal é utilizar o MSI Afterburner.

publicidade

Como resolver o problema?

Pessoa jogando no PC
Imagem: DC Studio no Freepik

Para se livrar do stuttering, você deve travar a taxa de quadros em 30 ou 60 frames por segundo. Para isso, ative o V-SYNC, a Sincronia Vertical, que realiza a sincronização da taxa de quadros do computador com a taxa de atualização do monitor para gerar estabilidade no tempo dos quadros, que indica os milissegundos (ms) que cada frame leva para ser feito. 

Sendo assim, para que 30 FPS tenham estabilidade, é necessário que eles sejam criados a cada 33,33 ms. Já os 60 FPS, precisam de um tempo menor, 16,66ms.

publicidade

E se não resolver?

Mesmo com a ativação do V-SYNC, há vezes que o problema continua acontecendo, pois não é sempre que a Sincronia Vertical consegue estabilizar o tempo dos quadros. Nesse caso, utilize o aplicativo RivaTuner.

Quando você fizer a instalação do MSI Afterburner, já baixe também o RivaTurner Statistics. Com os dois instalados, abra o game e na aba “Framerate Limit” coloque 30 ou 60 FPS. Depois disso, aperte enter e volte para a janela do game. 

publicidade

Feito isso, o problema muito provavelmente será solucionado. Porém, caso não seja, é necessário tentar identificar de maneira detalhada o que pode estar causando o problema. 

Possíveis causas e o que fazer em cada uma delas?

Para detectar o causador do problema, você precisa fazer algumas avaliações em alguns componentes. Continue a leitura e confira!

Processador

Esse componente é o responsável por fazer a leitura de todas as linhas de códigos dos arquivos do jogo. Assim, a CPU calcula tudo em relação a física presente no mundo, as instruções de movimentos, os ambientes e a Inteligência Artificial do game. Assim, são enviadas as informações para que a placa de vídeo crie os quadros correspondentes. 

Quando a CPU fica sobrecarregada, o processador tem os núcleos para realizar as atividades, porém, há outras coisas acontecendo ao mesmo tempo e assim ele chega aos 100% de uso, limitando inclusive a performance da GPU.

Caso isso esteja acontecendo, reduza as definições de densidade populacional no mundo, nível de detalhes e o campo de visão. Se mesmo assim continuar travando, diminua a resolução do jogo e a qualidade gráfica de outros itens nas configurações.

Placa de vídeo

A placa de vídeo é quem gera os quadros (frames/FPS) para que a imagem seja composta. Porém, se a placa não tiver especificações suficientes para rodar o jogo em uma taxa de frames mais alta, a GPU vai atrasar a criação dos quadros e assim o desempenho será afetado e o game dá umas travadinhas. Esse problema também pode ocorrer por outras razões.

Se esse for o causador do stuttering, você pode reduzir definições que sejam muito pesadas, como as sombras e efeitos complexos de cabelo e água. Se não funcionar, pode ser que outro componente esteja atrapalhando o bom desempenho do jogo.

Drivers

Os drivers da placa de vídeo devem se manter sempre atualizados. Isso porque empresas de tecnologia como a AMD, NVIDIA e Intel lançam mensalmente atualizações para esse componente. Elas são importantes pois corrigem bugs ou melhoram jogos que foram lançados no período. Dessa forma, mantenha sempre eles atualizados. 

Memória RAM

A memória RAM é uma das principais causadoras das travadinhas, isso porque se ela for muito baixa, não suportará o jogo. Hoje em dia, por exemplo, o ideal é que ela seja de 16 GB em dois pentes de 8 GB, sendo assim um dual-channel.

Quando falta memória RAM, o sistema tenta pegar da memória VRAM das GPUs, mas o resultado é ruim. Se for esse o causador do problema em seu PC, compre mais um módulo para dar estabilidade ao sistema. 

Aquecimento

Se os componentes do gabinete de seu computador estão esquentando muito, o desempenho acaba sendo prejudicado, Nesse caso, é necessário colocar um fluxo de ar agradável dentro no gabinete, com ventoinhas para puxar o ar frio e soltar o ar quente. Invista em um cooler.