A Stability AI agora vai permitir que usuários usem IA para criar músicas mais longas, de até 3 minutos, gratuitamente. Com um modelo de geração de áudio atualizado, os usuários poderão fazer upload de um áudio e solicitar ao programa que crie canções baseadas em prompts.

O Olhar Digital testou a novidade e te mostra como ficou!

publicidade

Leia mais:

Programa atualizado para geração de músicas com IA

  • A versão atualizada foi batizada de Stable Audio 2.0;
  • A primeira versão do modelo, o Stable Audio, foi lançado em setembro do ano passado e permitia que os usuários criassem áudios de até 90 segundos. A atualização permite criar músicas de até 3 minutos e fazer uploads de áudios-base, com trechos obrigatoriamente livres de direitos autorais;
  • Na época, o programa era pago. A nova versão foi disponibilizada gratuitamente pela Stability AI;
  • Segundo a empresa, a grande diferença da segunda versão para a anterior é a capacidade do Stable Audio 2.0 de criar músicas que soam como músicas reais, completas, com uma introdução, progressão e fim.
(Imagem: Crédito editorial: Zhuravlev Andrey / Shutterstock.com)

Testes do Stable Audio 2.0

O Olhar Digital resolveu se aventurar e fazer um teste com o Stable Audio 2.0.

publicidade

Nesse caso, não fiz nenhum upload de áudio e usei o prompt “MPB, com um solo de guitarra e linhas de baixo marcantes”. Esse foi o resultado:

Ao que parece, a IA teve certa dificuldade em conciliar os três pedidos, então tentei de novo com um prompt relativamente mais simples: “música pop brasileira, com batidas sintéticas e de funk”.

publicidade

O resultado foi esse:

Moral da história? Talvez o Stable Audio 2.0 ainda não esteja 100% calibrado para todos os estilos musicais, talvez não seja tão bom na tradução (funk, por exemplo, é um estilo musical diferente nos EUA) ou apenas não esteja tão antenado nas tendências da música brasileira atual.