Pesquisadores da Universidade de Copenhage, na Dinamarca, e da Universidade de Lund, na Suécia, descobriram um grupo de vermes marinhos do gênero Vanadis que têm ótima visão e, como acreditam os cientistas, são capazes de enxergar luz UV (ultravioleta) e se comunicar em sua própria linguagem secreta.

• Uma dupla de biólogos das universidades de Copenhage e Lund descobriu uma espécie de vermes marinhos do gênero Vanadis que pode enxergar luz ultravioleta e, provavelmente, se comunicar através da luz;
  • Com olhos que pesam cerca de vinte vezes mais que sua cabeça inteira, os hábitos noturnos do verme instigaram os cientistas Anders Garm e Michael Bok a estudar a espécie a fundo;
  • Em um artigo publicado na revista Current Biology, a dupla explica que o verme possui uma ótima visão apesar de seu cérebro minúsculo;
  • A visão UV da espécie pode ter sido desenvolvida para enxergar sinais bioluminescentes no mar noturno e, como sugerem os cientistas, comunicar-se em uma linguagem própria através da luz.
(Imagem: Michael Bok / Universidade de Copenhague)

Os olhos do Vanadis são tão grandes que pesam cerca de vinte vezes mais que o resto de sua cabeça. A espécie tem hábitos noturnos, mantendo-se escondida da luz do sol – e foi exatamente esse comportamento que fez com que o biólogo Anders Garm, da Universidade de Copenhague, se empenhasse em investigar a espécie ao lado de Michael Bok, da Universidade de Lund. O estudo foi publicado na Current Biology.

Verme marinho que enxerga luz UV pode ser bioluminescente

“Juntos, pretendemos desvendar o mistério de por que um verme quase invisível e transparente que se alimenta na calada da noite evoluiu para adquirir olhos enormes. O primeiro objetivo era responder se os olhos grandes conferem ao verme uma boa visão”, diz Bok em um artigo publicado no site da Universidade de Copenhague.

Os cientistas explicam que a visão dos Vanadis é excelente e avançada, podendo enxergar pequenos objetos e rastrear seus movimentos. “Sua visão está no mesmo nível da de camundongos ou ratos, apesar de ser um organismo relativamente simples com um cérebro minúsculo”, explica Garm.

Sinais bioluminescentes podem ajudar vermes a enxergar no mar noturno. (Imagem: Johan Holmdahl/Shutterstock)

Isso pode estar relacionado ao fato de que a visão dos vermes é voltada à luz ultravioleta, invisível ao olho humano – o que indica que, provavelmente, o objetivo de seus olhos é enxergar sinais bioluminescentes no mar noturno. “Temos uma teoria de que os próprios vermes são bioluminescentes e se comunicam entre si por meio da luz”, propõe a dupla.

Por enquanto, os pesquisadores seguem acompanhando a espécie para descobrir como os vermes conseguiram alcançar uma visão tão boa, além de continuar investigando a capacidade de bioluminescência.