Enquanto Elon Musk usa o X (antigo Twitter) pra disputar um verdadeiro braço de ferro com a justiça brasileira (saiba mais sobre o assunto clicando aqui), outra empresa do bilionário tem conquistado cada vez mais espaço no Brasil. Em apenas um ano e meio, a Starlink quase triplicou de tamanho no país.

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Starlink tem aumentado as operações no Brasil (Imagem: Jacques Dayan/Shutterstock)

Crescimento de 260% no país

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a companhia tinha 57.605 acessos à banda larga via satélite em território brasileiro no mês de maio de 2023. Na oportunidade, isso representava 0,1% de participação no mercado brasileiro.

Dois meses depois, já contava com 90.763 clientes, deixando para trás a Sky/AT&T, com 64.674 acessos. Já em fevereiro deste ano, o número de clientes da Starlink passou para 149.615, a maior parte em regiões mais afastadas, como a Amazônia e o Centro-Oeste. Isso representa um crescimento de 260% e 0,3% do total de acessos no Brasil.

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Com esse desempenho, a empresa de Musk se aproxima da gigante norte-americana Hughes, que opera no país com 180.259 acessos. Lembrando que Claro, Vivo e Oi lideram o mercado na oferta de conexões de internet em banda larga, mas, na grande maioria, o acesso é feito pela rede fixa.

Starlink
A maior parte dos acessos da Starlink está em regiões mais afastadas, como a Amazônia e o Centro-Oeste (Imagem: shutterstock/The Bold Bureau)
  • A entrada da Starlink no Brasil aconteceu após aproximação de Musk com o governo Jair Bolsonaro.
  • Num primeiro momento, a empresa disponibilizou conexão via satélite para escolas na Amazônia.
  • A licença de operação foi dada pela Anatel há dois anos e, nos seis meses iniciais, a companhia entrou na lista das 50 maiores na oferta de banda larga.
  • Recentemente, a Starlink publicou um anúncio no antigo Twitter oferecendo descontos de 50% nas assinaturas dos pacotes.
  • A prática vem sendo utilizada para acelerar a expansão do grupo no país.
  • As informações são da Folha de São Paulo.