Meta cria nova medida de segurança para barrar nudez no Instagram

Empresa quer proteger menores de idade contra exploração sexual e abuso de imagens íntimas
Por Ana Julia Pilato, editado por Bruno Ignacio de Lima 11/04/2024 13h10
Copia-de-Template-print-de-duas-telas-6-1
Imagem: Souvik Banerjee/Unsplash.
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Instagram vai testar uma nova medida de segurança que desfoca imagens contendo nudez enviadas pelo Direct. O anúncio foi feito pela Meta nesta quinta-feira, 11, com o objetivo de proteger adolescentes “contra a extorsão sexual e o abuso de imagens íntimas”.

Entenda:

  • O Instagram vai testar um novo recurso que desfoca imagens contendo nudez enviadas pelo Direct;
  • A medida visa proteger adolescentes “contra a extorsão sexual e o abuso de imagens íntimas”, conforme divulgado pela Meta;
  • O recurso vai ser ativado automaticamente para usuários menores de 18 anos, e adultos também serão encorajados a utilizá-lo;
  • A Meta também quer implementar criptografia nas mensagens do Instagram, como no WhatsApp e Messenger;
  • O anúncio foi publicado pela empresa nesta quinta-feira, 11.
Imagem para ilustrar tutorial sobre o Instagram
(Imagem: Brett Jordan/Unsplash)

De acordo com a empresa, o recurso de proteção para o Instagram Direct vai contar com aprendizado de máquina para analisar se uma imagem recebida na caixa de mensagens contém nudez. A medida vai ser ativada automaticamente para usuários menores de 18 anos, e adultos também serão incentivados a ativá-la.

Leia mais:

Novas medidas de segurança incluem criptografia no Instagram Direct

A medida vem em meio a uma série de alegações nos Estados Unidos e na Europa apontando a plataforma como viciante e responsável por alimentar problemas de saúde mental entre a população mais jovem, conforme divulgado pela Reuters. Em janeiro, a Meta anunciou novas medidas para ocultar conteúdos sensíveis, como suicídio, automutilação e distúrbios alimentares.

Meta
(Imagem: Angga Budhiyanto/Shutterstock)

A empresa ainda disse que está desenvolvendo uma tecnologia que vai ajudar a identificar contas potencialmente envolvidas em golpes de sextorção (extorsão sexual), e afirmou estar testando novas mensagens pop-up para usuários que possam ter interagido com essas contas.

A empresa também anunciou que quer implementar criptografia nas mensagens do Instagram, presente no Messenger e no WhatsApp. “Como as imagens são analisadas no próprio dispositivo, a proteção contra nudez também funcionará em bate-papos criptografados de ponta a ponta, onde a Meta não terá acesso a essas imagens – a menos que alguém decida denunciá-las para nós.”

Ana Julia Pilato
Colaboração para o Olhar Digital

Ana Julia Pilato é formada em Jornalismo pela Universidade São Judas (USJT). Já trabalhou como copywriter e social media. Tem dois gatos e adora filmes, séries, ciência e crochê.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.