Usuários do X não vão mais poder esconder o selo de conta verificada

A mudança ocorre depois que a plataforma começou a verificar usuários influentes que não haviam se inscrito no premium
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Bruno Ignacio de Lima 12/04/2024 13h24
verificado
Imagem: Fantastic Studio/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O X, antigo Twitter, não vai mais permitir que os usuários ocultem seus selos azuis, que indicam conta verificada, e isso independentemente de terem pago pelo premium ou não.

Já na última quinta-feira (11), o aplicativo começou a notificar os usuários de que “o recurso de ocultar sua marca de seleção do X Premium será desativado em breve”.

Esta mudança acontece não muito tempo depois que o X começou inesperadamente a adicionar selos azuis de verificado às contas de usuários “influentes”, com pelo menos 2.500 seguidores, que pagam por uma assinatura premium na rede social.

Leia mais:

Elon Musk, dono do site, inicialmente apresentou essa possibilidade de “comprar” o selo de verificação como uma vantagem, no entanto, alguns de seus críticos – incluindo usuários anteriormente verificados – não ficaram nada satisfeitos com a mudança.

Usuários que já eram verificados antes da possibilidade de pagar pela assinatura premium e ganhar o selo se viram desprestigiados, além de temerem que, por possuírem o selo, muitos de seus seguidores podiam começar a pensar que eles pagaram para ganhar a verificação.

Tal como acontece com outras decisões tomadas por X, não há um cronograma definido sobre quando a mudança acontecerá, ou os motivos por trás dessa decisão.

Selo de verificação perdeu o prestígio na era Elon Musk

Imagem: Rokas Tenys/Shutterstock
  • O selo azul, na época em que o Twitter ainda não era de Elon Musk, era motivo de orgulho.
  • Uma verificação concedida pela plataforma com base no tamanho ou impacto do seu perfil nas redes sociais, ou no mundo em geral.
  • O selo também servia para distinguir as contas como genuínas e não personificações.

Com a mudança para a possibilidade de ter o selo azul ao pagar pela conta premium, o glamour da verificação se foi; na plataforma, nunca foi bem-visto ser verificado apenas por pagar para isso, ao invés de merecer por relevância do seu perfil.

Ainda assim, ser premium garante algumas vantagens na rede social, como recursos de edição, capacidade de publicar postagens mais longas e recursos extras de mensagens diretas.

A possibilidade de esconder o selo azul era útil a perfis que ganharam a verificação sem pedir, apenas por terem muitos seguidores e engajamento, mas não queriam ser confundidos com usuários que pagam para ter o selo. Um benefício que parece estar perto do fim.

x
Imagem: Evolf/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.