Você sabia que um humano pisca em média 20 vezes por minuto? Esse ato tão natural intriga os cientistas até hoje. Sua função mais conhecida é umedecer nossos olhos, mas parece que o hábito também tem o poder de melhorar a qualidade de nossa visão.

A pesquisa que fez essa descoberta foi publicada no PNAS.

publicidade

Piscar ajuda a melhorar a visão

  • Com um rastreamento ocular de alta resolução, cientistas investigaram como o piscar afeta a visão em 12 pessoas.
  • Foram registradas informações, como a intensidade da luz das entradas visuais, de apenas um olho dos voluntários.
  • Eles descobriram que a cada piscada, a força dos sinais visuais era mais intensa e controlava a entrada de luz na retina.
  • O mesmo foi notado tanto em piscadas involuntárias quanto quando os participantes foram orientados a abrir e fechar as pálpebras em determinados momentos.
  • Simulações de uma piscada, como quando se diminui a intensidade da luz em um quarto, também aumentaram momentaneamente a qualidade da visão.

Qual é a função de piscar?

Na literatura científica, o abrir e fechar quase involuntário de nossos olhos recebe diferentes explicações. A mais conhecida é que o ato serve para umedecer os globos oculares. Outras, talvez você não tenha ouvido falar. Piscar também desempenha o papel de recalibragem da nossa atenção, auxilia no reconhecimento de objetos e divide todas as informações visuais e auditivas que recebemos em partes para podermos processá-las.

Leia mais:

publicidade

Apesar da perda de visão, que dura segundos, piscar melhora nossa atividade cerebral. Um estudo de 2016 mostra que mesmo que a atividade neural diminua quando as pálpebras se fecham, ela aumenta rapidamente após piscar. As novas descobertas complementam o que já foi percebido nesse estudo.

Em vez de prejudicar o processamento visual, como comumente se supõe, o piscar aumenta a sensibilidade

Diz a equipe de pesquisa no artigo.

A recente pesquisa também descobriu que as piscadas auxiliam na reorganização e processamento das informações visuais. Isso é comparável a outros movimentos oculares rápidos que incluem referências espaciais e temporais ao que vemos, de forma subconsciente.