Há diversos recursos do Google Maps ocultos que podem auxiliar em diversos momentos da vida. É o caso do marcador de estacionamento, para saber a localização exata do seu carro. Também é possível verificar preços de hospedagem e a previsão do tempo de regiões diretamente pelo app. Conheça dez funções do aplicativo de mapas do Google a seguir.

Leia mais:

publicidade
Google Maps via Henry Perks/Unsplash
Google Maps via Henry Perks/Unsplash

1. Marque onde você estacionou o carro

Ao tocar sobre o círculo azul, que indica a sua localização exata, o Google oferece uma opção para você descobrir onde deixou o seu carro estacionado. Essa opção é útil tanto para a rua quanto para estacionamentos fechados, já que você pode inserir o código da vaga nas anotações do app.

2. Verifique o horário do ônibus, metrô e afins

Em algumas cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, o Google informa o horário do transporte público. Para isso, basta selecionar uma estação ou ponto de ônibus e verificar a linha do tempo. Em alguns casos, no entanto, o serviço diz apenas a previsão de chegada do ônibus, metrô, trem e afins.

publicidade
Ônibus no Google Maps

3. Veja os preços de hospedagem 

Ao verificar as informações de um hotel, pousada e afins, você pode conferir o valor da diária pelo próprio Google Maps, conforme disponibilizado em serviços como Booking, Hotéis.com e afins. Ao tocar em uma dessas opções, o usuário também é levado para o site onde é feita a contratação do serviço.

4. Compartilhe sua viagem com outra pessoa

Vai buscar alguém ou ir para um lugar perigoso? Com o Google Maps, os usuários conseguem compartilhar a viagem com outras pessoas, para que seus amigos, família e afins verifiquem a localização do seu celular durante o trajeto. Para isso, durante a navegação, basta abrir o menu e tocar em “Compartilhar viagem”.

publicidade
Google Maps
(Imagem: AngieYeoh/Shutterstock)

5. Verifique a sua linha do tempo

O Google também registra os locais que você frequentou, caso mantenha essa opção ligada. Com o recurso, você consegue verificar no Google Maps onde você esteve, o meio de transporte utilizado para se locomover e muito mais. Essa opção pode tanto te relembrar um local visitado recentemente quanto ajudar a encontrar objetos perdidos, por exemplo.

6. Ative a navegação anônima

Assim como os navegadores, o Google Maps oferece um modo de navegação anônima para você pesquisar por lugares e afins sem gerar histórico. Essa opção está disponível no menu do aplicativo, acionado pela foto de perfil, com o nome “Ativar a navegação anônima”.

publicidade
Google Maps via Isaac Mehegan/Unsplash
Google Maps via Isaac Mehegan/Unsplash

7. Acesse os mapas off-line

Também pelo menu principal do app, através da opção “Mapas off-line”, você consegue baixar informações do mapa para acessá-lo sem conexão com a internet. O recurso ajuda você a se localizar ao viajar para um local que não tem rede Wi-Fi, 3G, 4G, 5G e afins. 

8. Veja a previsão do tempo

No canto superior esquerdo do mapa, o Google Maps oferece um ícone para verificar a previsão do tempo da região. Ao pressioná-lo, os usuários também têm acesso à estimativa das próximas horas, para analisar antes de sair de casa se vai chover ou não no caminho.

Google Maps

9. Salve localizações

Viu um restaurante, loja, museu e afins interessante? O Google Maps também oferece uma ferramenta nativa para guardá-lo na sua conta. Para isso, abra as informações da localização, toque em “Salvar” e selecione a categoria desejada. Depois, os dados podem ser acessados pela aba “Salvos”.

10. Informe o tipo de carregador do seu carro elétrico

Através das configurações do aplicativo, existe a opção “Definições do veículo elétrico” para escolher o tipo de carregador do carro. Essa alternativa personaliza a experiência do aplicativo para facilitar a busca por pontos de recarga, por exemplo. Atualmente, o Google Maps oferece as seguintes opções: “J1772”, “CCS (Combo 1)”, “Tipo 2”, “CCS (Combo 2”), “CHAdeMO”, “Tesla” e “Tomada elétrica”.