(Foto: CATL/Reprodução)
Quem usa qualquer tipo de dispositivo móvel sabe que a bateria degrada ao longo do tempo, causando algo desagradável: mais tempo conectado na tomada. Isso tem a ver com a capacidade energética da bateria que, por sua vez, tem a ver com as reações químicas em seu interior.
A popularização dos carros elétricos tem forçado empresas a tentarem encontrar novas formas de minimizar essa degradação. Uma companhia chinesa pode ter conseguido isso: a CATL, a maior produtora mundial de baterias de veículos elétricos, desenvolveu um sistema de armazenamento de energia que reduz a degradação a zero nos primeiros cinco anos.
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Empresas do setor de eletrônicos e carros elétricos vêm tentando diminuir o desgaste das baterias ao longo do tempo, a fim de tornar seus produtos mais duráveis e populares. Apesar de alguns avanços já existirem nesse sentido, a degradação zero é a meta final.
A novidade da CATL promete isso (pelo menos nos primeiros cinco anos). A invenção foi batizada de TENER e descrita como “o primeiro sistema de armazenamento de energia produzido em massa do mundo com degradação zero nos primeiros cinco anos de uso”.
Veja os detalhes:
A CATL revelou que a bateria tem uma camada interfásica de eletrólito sólido e “tecnologias de eletrólito automontadas” para permitir que os íons de lítio se movam no interior sem perder capacidade ou potência.
Isso também reduz a fuga térmica, o que diminui a degradação no geral.
Ainda, a bateria tem vida útil de 15 mil recargas e pode durar até 20 anos (apenas os cinco primeiros anos com degradação zero).
Esta post foi modificado pela última vez em 15 de abril de 2024 18:10