Lei deve fazer Google remover sites da Califórnia de suas pesquisas; entenda

A gigante da tecnologia discorda de lei que pede pagamento de empresas para veículos locais para que as notícias cheguem ao público
Por Leandro Costa Criscuolo, editado por Lucas Soares 16/04/2024 02h40
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(Imagem: JHVEPhoto/Shutterstock)
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O Google deve começar a remover links para sites de notícias da Califórnia dos seus resultados de pesquisa para californianos. A medida ocorreria em resposta a um projeto de lei que exige que empresas de publicidade online paguem uma taxa para conectar residentes do estado a fontes de notícias locais. As informações são do site CNBC.

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Jaffer Zaidi, vice-presidente da parceria global de notícias do Google, anunciou na terça-feira que um teste de curto prazo será feito, com a remoção dos links. Segundo o executivo, o projeto de lei, chamado Lei de Preservação do Jornalismo da Califórnia, é uma abordagem errada para apoiar o jornalismo, e “criaria um nível de incerteza empresarial que nenhuma empresa poderia aceitar.”

O projeto de lei foi apresentado no ano passado, mas permanece pendente na legislatura estadual.

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(Imagem: Antonio Salaverry/Shutterstock)

Plataformas online tem mudado postura com relação a portais de notícias

  • O anúncio do Google chega em um momento em que parece estar se tornando mais comum que plataformas online não priorizem sites de notícias;
  • A Meta, por exemplo, já mostrou o desejo de se retirar do setor de notícias; em setembro, revelou que removeria sua aba de notícias do Facebook em países europeus.
  • A medida, segundo a empresa, foi motivada pelo fato de que os usuários da rede social pouco usavam a aba, e, portanto, os investimentos da plataforma devem se voltar para os recursos mais populares, como os vídeos curtos.

Também no ano passado, a Meta proibiu os usuários canadenses de compartilhar notícias em seus aplicativos depois que o governo federal do Canadá aprovou a Lei de Notícias Online, que forçava as empresas de tecnologia a pagar taxas de conteúdo aos meios de comunicação locais.

Os defensores do projeto de lei da Califórnia acreditam que a medida vai ajudar os editores de notícias a receber uma boa parte dos lucros publicitários obtidos por gigantes da tecnologia como a Apple, Google e Meta.

Mas há quem critique a ideia, temendo que o projeto de lei promova um ecossistema de compensação que favoreça redações maiores e com mais recursos em detrimento dos veículos de imprensa pequenos.

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Imagem: Wachiwit/Shutterstock
Leandro Costa Criscuolo
Colaboração para o Olhar Digital

Leandro Criscuolo é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Já atuou como copywriter, analista de marketing digital e gestor de redes sociais. Atualmente, escreve para o Olhar Digital.

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.