A câmera de segurança virou um recurso simples para deixar seus donos dormirem mais tranquilos à noite, mas, efetivamente, não impede uma invasão. E se o dispositivo resolvesse mudar isso e começar a te proteger com as próprias mãos?

É isso que propõem uma startup eslovena: uma câmera que usa reconhecimento facial, IA e bolinhas de paintball para impedir que pessoas desconhecidas se aproximem de uma residência. Em casos mais extremos, se a tinta não for suficiente, gás lacrimogênio pode ser.

publicidade

Leia mais:

Câmera de segurança ou arma de paintball?

A reposta é: as duas.

publicidade

Batizada de PaintCam Eve, o dispositivo é uma simples câmera de segurança doméstica por fora. Por dentro, vem com reconhecimento facial, marcação de alvos e IA para tomada de decisão, sem contar um disparador de bolinhas de paintball e gás lacrimogênio.

Veja como funciona:

publicidade
  • A PaintCam Eve usa o reconhecimento facial para diferenciar moradores e pessoas autorizadas de entrar na residência de desconhecidos;
  • Então, ele usa a marcação de alvos para localizar uma pessoa no terreno onde está instalado (do lado de fora de uma casa, no quintal, por exemplo). Se o indivíduo não for identificado, ele emite um aviso sonoro para que se afastem;
  • Se a pessoa não obedecer no tempo estipulado, a câmera de segurança dispara as bolinhas de paintball. Segundo o New Atlas, o intuito é deixar o invasor marcado para identificação posterior ou paralisá-lo momentaneamente;
  • Caso isso não seja suficiente e o invasor continue avançado, o PaintCam Eve pode ser mais extremo e disparar gás lacrimogênio.

Como (e quando) usar

A empresa por trás da câmera de segurança radical promete acesso remoto ao dispositivo por meio de um aplicativo. Ou seja, se você estiver longe de casa e quiser uma proteção extra, ele serve. Ele também continua funcionando de forma “autônoma” caso você perca a conexão internet.

No entanto, para quem estiver antenado no aplicativo, é possível controlar os alvos. Quando uma pessoa conhecida entra no campo de visão da câmera ao lado de uma pessoa desconhecida, o dono pode optar por alertar o desconhecido para se retirar ou impedir qualquer ação.

publicidade

Ainda, algumas versões da câmera de segurança também servem para identificar animais (tanto enquanto conhecidos como em alvos potenciais).

Aplicativo de controle do PaintCam Eve (Foto: PaintCam/Reprodução)

Quando a câmera de segurança será lançada

Claro, o projeto tem suas ressalvas (por exemplo, o que aconteceria com um entregador de encomendas?) e ainda não é um produto oficial.

Por enquanto, a PaintCam Eve está em campanha de financiamento coletivo no Kickstarter até 23 de abril. O preço ainda não foi especificado.

Enquanto isso, a empresa já fez algumas demonstrações de como funciona: