Assim como a Nvidia, a Intel se prepara para o lançamento de chips exclusivos para a China, mas com capacidades reduzidas, uma forma de driblar e atender às sanções de exportação impostas pelos EUA. Segundo informações da Reuters, o plano prevê a fabricação de dois processadores, o HL-328 e HL-388, que devem desembarcar no mercado chinês em junho e setembro, respectivamente. 

O que você precisa saber: 

publicidade
  • Os chips de IA específicos da Intel para a China serão baseados na mais recente linha de produtos Gaudi 3 da empresa, lançada em 9 de abril; 
  • O processador possuirá recursos de hardware semelhantes, incluindo o tamanho da memória e padrões de interface, mas deve ter desempenho significativamente reduzido; 
  • A Nvidia também anunciou planos para três chips específicos para a China; 
  • As versões de chips menos potentes das fabricantes chegam após, no fim do ano passado, os EUA reforçarem uma regra que limita as capacidades dos processadores de IA que podem ser enviados para a China. 

Leia mais!

Um dos chips da Nvidia específicos para a China, o H20, deverá ser entregue em pequenos lotes a partir do primeiro trimestre de 2024, com quantidades maiores esperadas a partir do segundo trimestre. 

publicidade

A big tech planeja ainda mais dois processadores focados no país: o L20 e L2. Todos incluem a maioria dos mais novos recursos da Nvidia para trabalho de IA, mas com poder de computação reduzido para cumprir as regras.   

Após os EUA aplicar restrições de exportações para a China, o governo americano entrou em acordo com empresas como Nvidia e Intel sobre as vendas de chips para o país — no caso da Nvidia, ela possui mais de 90% do mercado chinês de chips de IA, tornando o território de extrema importância para a receita da fabricante.

publicidade

Também foi considerado que, com as restrições, empresas nacionais, como a Huawei, teriam mais oportunidades para ganhar espaço.