Um dos robôs humanoides mais famosos do mercado, o Atlas, da Boston Dynamics, acaba de ser oficialmente aposentado pela companhia.

Leia mais

publicidade

Foram 10 anos na ativa e muitos vídeos na internet, contando façanhas como correr e dar piruetas, além de grandes tombos – porque a vida é melhor quando a gente dá risada, certo?

Esses momentos foram compilados pela empresa em um vídeo de despedida, que você pode assistir a seguir:

publicidade

Eu adoro esse tipo de vídeo! Além da ótima trilha sonora, ele mostra, sem cerimônia, as dificuldades em você treinar um humanoide.

O Atlas nunca foi comercializado, mesmo assim estava na lista de robôs mais avançados que existem. A decisão da Boston Dynamics pegou todo mundo de surpresa, até por que, em fevereiro, a companhia ainda estava divulgando vídeos com novos talentos dele, como a habilidade de trabalhar em uma linha de produção automotiva.

publicidade

A questão que fica é: por que a empresa fez isso?

O que estaria por trás da aposentadoria

  • Aqui entramos no campo da especulação.
  • A Boston Dynamics divulgou esse vídeo de despedida, mas não deu maiores detalhes sobre a aposentadoria.
  • Especialistas acreditam que o Atlas esteja saindo de cena para que a empresa lance um substituto mais moderno.
  • O humanoide da Boston funciona a partir de sistemas hidráulicos, considerados obsoletos.
  • Robôs um pouco mais novos, como o H1, da chinesa Unitree, possuem sistemas inteiramente elétricos.
  • Vale destacar que a Boston Dynamics não deve abandonar seu trabalho com robôs.
  • A companhia também possui, em seu portfólio, o Spot, um cão-robô que recentemente “ganhou” um trabalho em um aeroporto do Alaska.
Cão-robô Spot 10-08-21
Cão-robô Spot, da Boston Dynamics. Imagem: Boston Dynamics / Divulgação

Mais sobre a Boston Dynamics

A empresa com sede em Waltham, Massachusetts (EUA), é uma das maiores do setor e foi comprada pela sul-coreana Hyundai em 2021.

publicidade

A companhia é tão importante que o seu Atlas é fruto de uma parceria com o governo americano, mais especificamente com a DARPA (a Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA).

Ou seja, não faltam dinheiro e investimentos na Boston, muito embora esse mercado de robôs humanoides seja caríssimo e, por enquanto, não garante retorno financeiro.

Robô Atlas
Adeus, robô Atlas. Imagem: Divulgação/Boston Dynamics

Mas a aposta é no futuro. Analistas do banco Goldman Sachs afirmaram à CNBC que esperam que o mercado de robôs humanoides atinja US$ 38 bilhões até 2035 e projetam que existam mais de 250 mil unidades no mundo até 2030.

Algumas marcas, como a Figure AI, já firmaram contratos com grandes empresas para que seus robôs trabalhem na linha de produção. No caso do Figure 01, ele será um funcionário da BMW nos Estados Unidos.

Ou seja, é difícil imaginar que a Boston Dynamics tenha abandonado um mercado tão promissor. Ainda mais depois de todo o legado, a experiência e a base de dados que adquiriu nessa última década.

Por isso a aposta é em um novo humanoide. E que o Atlas descanse em paz! Os ótimos vídeos dele continuarão para sempre.

As informações são do Tech Crunch.