Para alívio de todos que sofreram com as famosas ondas de calor nos últimos meses, a temperatura finalmente terá uma queda considerável esta semana no Brasil, registrando o primeiro frio mais intenso de 2024. Conforme previsão do Climatempo, ao menos oito capitais devem registrar a menor temperatura do ano nos próximos dias, efeito de uma frente fria que chega nesta quarta-feira (17) pelo Sul do país. 

Para quem tem pressa: 

publicidade
  • Há possibilidade de geada na região Sul; 
  • A massa de ar frio se estenderá para o Sudeste e Centro-Oeste ainda hoje, com estados sentindo uma queda mais acentuada a partir de quinta-feira (18); 
  • Embora a expectativa seja de frio moderado na maior parte das regiões, a massa de ar mais gelado deve gerar recorde de baixas temperaturas para o ano; 
  • Ao menos oito capitais sentirão mais o friozinho, que deve derrubar as temperaturas em até 10 graus. São elas: Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória e Campo Grande; 
  • A previsão é de que o frio dure até o fim da semana. 

Leia mais! 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Porto Alegre, por exemplo, a queda no termômetro pode ultrapassar os 10 graus: a região marcou 23 °C de mínima na terça (16). 

publicidade

Já em São Paulo, conforme divulgado pelo G1, as mínimas devem ficar em torno dos 15 °C, cinco graus mais baixas do que nos dias anteriores. 

A previsão de geada na região Sul deve acontecer principalmente nas áreas mais elevadas da serra do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. O fenômeno deve começar entre quinta (18) e sexta (19). 

publicidade

Finalmente, frente fria e chuva! 

A nova frente fria é resultado da formação de um grande ciclone extratropical entre o Brasil, Uruguai e Argentina. Ele começou a se movimentar na terça-feira (16) e é, inclusive, o responsável pelos últimos dias de fortes chuvas, com destaque para o Sul. 

publicidade

Segundo a meteorologista Maria Clara Sassaki, no estado de São Paulo, a quarta será chuvosa na capital paulista, com riscos maiores para o litoral. O Rio de Janeiro também deve ter chuva na noite de quarta (17). 

Embora colabore para a manutenção das baixas temperaturas, o ciclone não deve avançar Brasil afora. O ar frio ficará posicionado entre Paraguai e Sul do Brasil.