A Amazon anunciou um novo recurso que irá criar playlists com ajuda de inteligência artificial (IA) generativa. Chamada de Maestro, a ferramenta funcionará a partir de comandos de texto e, por ora, será disponibilizada apenas na versão beta para usuários do Amazon Music nos EUA. 

Para quem tem pressa: 

publicidade
  • A versão teste de Maestro será liberada para iOS e Android nos EUA; 
  • A ferramenta aparecerá na tela inicial do Amazon Music; 
  • Ela funcionará com o botão de adição para criar uma lista de reprodução; 
  • A ideia é usar instruções em linguagem natural para criar qualquer tipo de playlist; 
  • Maestro aceitará comando de sons, atividades, emoções e até emojis. 

Leia mais! 

De acordo com a Amazon, você poderá, por exemplo, pedir à ferramenta músicas “de robô”, sons relacionados “ao meu namorado” e até “músicas que meus avós curtiam”. Confira abaixo vídeo de demonstração. 

publicidade

Com base no tipo de busca sugerido pela empresa, tudo indica que o Maestro será um chatbot pronto para lidar com quaisquer solicitações que você possa lançar. A Amazon pontuou, no entanto, que o sistema possui salvaguardas para bloquear linguagem ofensiva e comandos inadequados. 

Ainda em teste, a big tech não divulgou um prazo para o lançamento oficial do recurso. Por ora, apenas assinantes do Amazon Music Unlimited na versão beta conseguirão acessar e salvar as playlists criadas para ouvir mais tarde. Membros Prime e usuários do nível gratuito poderão ouvir apenas prévias de 30 segundos antes de salvar. 

publicidade

Spotify lança IA que transforma texto em playlists 

A novidade da Amazon chega menos de um mês após o Spotify também lançar uma ferramenta de IA voltada para playlists. A chamada AI Playlist, disponível apenas na Austrália e no Reino Unido, gera listas de músicas a partir de comandos de prompts (comandos de texto). Saiba mais aqui