O sal comum, o refinado, é considerado por muitas pessoas aqui no Brasil um vilão da nossa mesa. Mas sabia que tirar completamente o sódio da nossa dieta pode causar desmaios, fraqueza e até perda neurológica?

Sim, os cardiologistas têm razão em defender a diminuição do sal nas dietas de pacientes hipertensos. Mas, acredite, o problema não está no sal em si, mas sim na quantidade.

publicidade

Leia mais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica o consumo de até 5 gramas de sal por dia por pessoa. Sabe qual é o consumo médio do brasileiro? 14 gramas! Ou seja, quase 3 vezes o recomendado pela principal entidade de saúde do mundo. Em excesso, o sal pode causar, sim, aumento de pressão, doenças cardiovasculares e até sobrecarga renal. Mas só em excesso.

publicidade

Sabia de algumas dessas informações? Eu admito que fazia ideia justamente por ter uma nutricionista em casa. O jornal O Globo conversou com uma profissional da área, Daniele Mello, que ajuda, a partir de agora, a derrubar alguns mitos em torno do tempero mais popular do mundo.

alimentação bebê
Imagem: shutterstock/Oksana Kuzmina

O sal rosa é melhor que o sal comum?

  • Essa é uma das questões mais polêmicas atualmente – e que a nutricionista explica que a maioria das pessoas está errada.
  • Segundo ela, o sal rosa do Himalaia é apenas um “queridinho das famosas”, não mais do que isso.
  • Ela, aliás, nem indica esse produto para os seus pacientes.
  • Daniele Mello explica que esse tipo de sal é caro e muito parecido com o refinado.

“Pelo fato do sal rosa ter um ‘poder de salgar’ muito menor, por causa da composição do solo, as pessoas acabam colocando muito mais sal nas comidas. Ou seja, a quantidade de sódio e o custo aumentam”, explica a nutricionista.

publicidade

E o que ela indica, então?

  • Ela indica, em primeiro lugar, que você respeite o limite de 5 gramas por dia, recomendado pela OMS.
  • Se você não tiver nenhum problema de saúde, você pode consumir o sal refinado sem nenhum peso na consciência.
  • Por ter menos sódio que o comum, o sal light é indicado para quem é hipertenso.
  • Ele, por outro lado, não deve ser consumido para aqueles que têm problemas renais, pela quantidade de potássio acima do normal.
  • Outra opção recomendada pela nutri é o sal marinho.
  • Por não passar pelo processo químico do sal comum, o marinho tem uma quantidade menor de aditivos químicos como conservantes e corantes.
  • É um dos melhores tipos, mas é mais caro que o comum.

Atenção aos rótulos

Outra dica importante dada pela nutri é olhar sempre os rótulos dos produtos. Na hora de fazer a conta dos 5 gramas de sódio do dia, não se esqueça de calcular aquela latinha de refrigerante diet.

refrigerante-problemas-neurologicos-ratos
Imagem: Dois copos com refrigerante. Créditos: MMD Made my dreams/Shutterstock

Ela explica que os produtos diet tiram realmente o açúcar, mas compensam com o sódio para que o produto não perca totalmente o sabor. Em média, uma latinha de 350ml tem 48mg de sódio.

publicidade

Já uma bolacha doce recheada pode chegar a 490mg de sódio por pacote. Pó para suco? Cerca de 32mg de sódio em 1/2 colher de sopa. Até mesmo mistura para bolo tem sódio: em média 179mg em 3 colheres de sopa.

As informações são do jornal O Globo.