O X (antigo Twitter) foi bloqueado no Paquistão por questões de segurança nacional, confirmou o Ministério do Interior do país nesta quarta-feira (17). Rumores sobre a suspensão da plataforma começaram a circular fevereiro, época de eleições.

A decisão foi tomada após a avaliação de relatórios confidenciais das agências de inteligência e segurança do Paquistão. O Ministério afirma que “elementos que operam no Twitter/X têm intenções de criar um ambiente de caos para desestabilizar o país”.

publicidade

Leia mais

X suspenso no Paquistão

  • Usuários no Paquistão dizem que enfrentam problemas ao usar o X desde fevereiro. Este é o primeiro anúncio oficial do governo sobre o bloqueio da rede social no país.
  • Um trecho da petição visto pela Reuters revela que o bloqueio começou após o “fracasso do Twitter/X em aderir às diretrizes legais do governo do Paquistão e em responder às preocupações relativas ao uso indevido de sua plataforma
  • A decisão de impor a proibição foi tomada “no interesse de defender a segurança nacional e manter a ordem pública”, acrescenta o Ministério.
  • As autoridades devem reconsiderar a decisão no prazo de uma semana.
Imagem: Camilo Concha/Shutterstock

O que diz o X

A empresa de Elon Musk disse em comunicado que continua a trabalhar com o governo do Paquistão para compreender as suas preocupações. O acesso ao X permanece limitado desde as eleições nacionais de 8 de fevereiro.

publicidade

Funcionários do governo paquistanês continuam usando o X por meio de VPN, um software que consegue contornar bloqueios regionais.

Índia mandou derrubar publicações de políticos no X

Esta semana, a Comissão Eleitoral da Índia também ordenou que a rede social retirasse do ar publicações de políticos, partidos e candidatos. A determinação foi feita nesta terça-feira (16) e a empresa de Elon Musk atendeu aos pedidos. Segundo a determinação, as publicações violaram um código de conduta eleitoral do país.