Tonga é um reino polinésio formado por mais de 170 ilhas no Oceano Pacífico. Agora, através de tecnologia a laser, os pesquisadores encontraram uma cidade perdida na região. A pesquisa arqueológica recentemente realizada revelou que a urbanização aconteceu no local muito antes do que se pensava.

  • A antiga cidade foi encontrada na ilha principal de Tonga, Tongatapu, a cerca de 10 quilômetros da capital;
  • Cerca de 10 mil montes que eram antigas residências foram encontrados por scanner aéreos a laser;
  • Os arqueólogos acreditam que essa provavelmente é uma das primeiras cidades do Pacífico, tendo surgido centenas de anos antes do que se pensava.
A antiga cidade foi encontrada a partir de scanner aereos a laser (Crédito: Phillip Parton, ANU)
A antiga cidade foi encontrada a partir de scanner aereos a laser (Crédito: Phillip Parton, ANU)

Os pesquisadores apontam que as estruturas provavelmente começaram a ser construídas em Tongatapu por volta do ano 300 d.C., 700 anos antes do que se pensava anteriormente. Acredita-se que à medida que os assentamentos foram crescendo, a população local teve que encontrar novas formas de se organizarem. 

publicidade

Apesar de não ser a urbanização como vemos nas primeiras cidades europeias, a forma como se deu a organização em Tonga desencadeou enormes mudanças sociais e econômicas. Isso porque, segundo os pesquisadores, em resposta a ABC, as pessoas passaram a interagir mais e teve uma maior divisão do trabalho.

Leia mais:

publicidade

Cidades e civilizações do Pacífico

O estudo conduzido por Phillip Parton, da Universidade Nacional Australiana, forneceu uma melhor compreensão das primeiras sociedades do Pacífico. O estudo desses locais é complicado devido à dificuldade na recolha de dados, no entanto, com novas tecnologias isso pode mudar.

As antigas se resiencias atualmente se parecem com montes de terra (Crédito: Phillip Parton, ANU)
As antigas se residências atualmente se parecem com montes de terra (Crédito: Phillip Parton, ANU)

Conseguimos combinar mapeamento de alta tecnologia e trabalho de campo arqueológico para entender o que estava acontecendo em Tongatapu. Ter este tipo de informação realmente contribui para a nossa compreensão das primeiras sociedades do Pacífico.

Phillip Parton

Até então, a urbanização de sociedades não ocidentais não tem sido muito estudada. Mas a descoberta mostra como as primeiras cidades do Pacífico contribuíram para a ciência urbana e fornece pistas de como a “influência de Tongatapu espalhou-se pelo sudeste asiático entre os séculos 13 e 19.”

publicidade

Parton aponta que o colapso da civilização que fundou essa cidade em Tongatapu se deu provavelmente devido à chegada dos europeus e as doenças trazidas junto.

Acredita-se que essa não é a única cidade antiga no Pacífico e que mais delas ainda podem ser encontradas.