Domínio “.br” completa 35 anos: veja origem e curiosidades

Quem nunca digitou ".br" no final do site só por costume? Um dos mais populares, domínio completa 35 anos
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Ignacio de Lima 18/04/2024 08h00
http.png
(Imagem: Ruslan Khismatov/Shutterstock)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Virou quase automático: quando vamos procurar um site, logo digitamos o “.br” ao final. Esse domínio (como são chamados os endereços dos sites) completa 35 anos nesta quinta-feira (18) como um dos mais populares do país, com mais de 5,3 milhões de sites registrados. Para melhorar, o superavit do uso é revertido em investimentos para aprimorar a infraestrutura de internet no Brasil.

Veja como o domínio surgiu e curiosidades.

Leia mais:

Domínio “.br”

Tudo começou antes mesmo do início do tráfego de internet por aqui, quando, em 18 de abril de 1989, o cientista da computação Jon Postel delegou o domínio “.br” ao grupo que operava redes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Inicialmente, o domínio foi usado para identificar as máquinas do ambiente acadêmico, mas os registros eram poucos.

O acesso à internet no Brasil foi se estabilizar apenas no início de 1991. Nessa época, já havia outros domínios além do “.br”, como o “com.br” e o “gov.br”.

Como o acesso ainda era tímido, foi só em meados da década de 90 que o “.br” cresceu: passou de 851 domínios registrados em 1995 para mais de 7.500 em 1996. A partir daí, o processo se automatizou, o que ajudou ainda mais no crescimento de registros.

(Foto: bkf/Shutterstock)

Crescimento do domínio, gestão e modalidades

Em 2006, uma década depois de atingir 7.500 domínios registrados, o “.br” já tinha 1 milhão de registros. Já em 2012, atingiu um novo marco: 3 milhões de domínios registrados. Em 2022, já havia chegado aos 5 milhões.

A operação é feita pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade privada sem fins lucrativos e ligada ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Atualmente, são mais de 130 categorias de domínio possíveis de serem registradas, que vão desde categorias genéricas (como “ong.br” e “eco.br”) até profissionais liberais (“adm.br”, por exemplo), pessoas físicas (“blog.br”), pessoas jurídicas (“tv.br”), instituições de ensino superior (“edu.br”) e cidades (“rio.br”).

Curiosidades

  • O “.br” tem 5,3 milhões registros e ocupa a 6º posição de domínios mais populares, entre 300 existentes;
  • A anuidade é um dos valores mais baixos do mundo: R$ 40 e sem reajuste desde 2017;
  • O “.br” também tem servidores no exterior, como nos Estados Unidos, na Europa e na Ásia;
  • Um dos domínios mais famosos e acessados atualmente é o “gov.br”.
  • Há vantagens de segurança na assinatura do domínio, como autenticação de duas etapas, criptografia por meio de DNSSEC (Domain Name System SECurity extensions) e camada extra de proteção contra roubos de informações e dados;
  • Ao lado da Suécia, o “.br” foi o primeiro domínio a adotar o DNSSEC há cerca de 15 anos, melhorando a segurança das redes e evitando golpes;
  • Outra vantagem é a possibilidade de redirecionamento de páginas, que permite preservar o domínio mesmo mudando para diferentes plataformas.
gov.br
Domínio do gov é um dos mais acessados (Imagem: rafapress / Shutterstock.com)

Investimentos

O superavit decorrente do uso é revertido em investimentos para melhorar a infraestrutura de internet no Brasil.

Algumas das iniciativas apoiadas pelo domínio são a elaboração de pesquisas sobre acesso de tecnologias da informação, operação de Pontos de Troca de Tráfego para o aperfeiçoamento da conectividade no país, disseminação de boas práticas de segurança online, e estímulo ao uso de tecnologias e acessibilidade na internet.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.