Internet e Redes Sociais

Snapchat quer adicionar marcas d’água a imagens criadas por IA

A Snap, empresa que desenvolve a mídia social Snapchat, alegou na última terça-feira (16), que planeja adicionar marcas d’água às imagens geradas por IA em sua plataforma. As informações são do TechCrunch.

Leia mais:

A marca d’água a ser adicionada seria uma versão translúcida do “fantasma” que é o logotipo do Snapchat, com um emoji brilhante. Ele entraria em qualquer imagem gerada por IA exportada do aplicativo ou salva no rolo da câmera.

A companhia ainda avisa em sua página de suporte que remover a marca d’água das imagens violaria seus termos de uso.

Apesar disso, não está claro como o Snap detectará a remoção dessas marcas d’água. A empresa não chegou a responder até o momento o pedido do TechCrunch para fornecer mais detalhes de como a detecção da remoção da marca vai funcionar.

O movimento do Snapchat segue a tendência já vista em outras empresas, como Meta, Microsoft e Google, que também tomaram medidas para rotular ou identificar imagens criadas em suas plataformas com ferramentas baseadas em IA.

Crédito: Ink Drop/Shutterstock

Recurso pago de IA dentro do Snapchat permite que usuários criem imagens

  • O Snapchat permite que usuários com uma assinatura paga criem ou editem imagens geradas por IA usando a ferramenta Snap AI.
  • Seu recurso focado em selfies, o Dreams, também permite que os usuários usem IA para incrementar suas fotos.
  • Reforçando as práticas de transparência relacionadas a IA, a empresa diz que mostra recursos alimentados por IA, como lentes, com um marcador visual que lembra um emoji brilhante.

A empresa também adicionou cartões de contexto às imagens geradas por IA criadas com ferramentas como o Dream, para melhor informar os usuários.

Os esforços do Snapchat para melhorar a segurança da IA ​​aparecem após o seu chatbot, o My AI, gerar alguma controvérsia após o lançamento em março de 2023, quando alguns usuários conseguiram fazer o bot responder e falar sobre sexo, bebida e outros assuntos potencialmente inseguros.

Como solução, a empresa implementou um sistema de controle para que pais e responsáveis monitorem e restrinjam as interações de seus filhos com a IA.

Imagem: XanderSt/Shutterstock

Esta post foi modificado pela última vez em 18 de abril de 2024 13:35

Compartilhar
Publicado por
Leandro Costa Criscuolo