Evento do Google pode ter novidades sobre headset de realidade aumentada

Samsung XR, headset de realidade aumentada da empresa, terá sistema operacional do Google, que ainda não foi revelado
Por Vitoria Lopes Gomez, editado por Bruno Ignacio de Lima 19/04/2024 18h26
google-io-1.webp
(Imagem: Google/Reprodução)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google confirmou que fará “anúncios de realidade aumentada” durante a conferência I/O, em 14 de maio. Especulações dizem que essa pode ser a chance da empresa revelar mais detalhes sobre a plataforma Android XR, que fará parte do projeto do headset Samsung XR de realidade aumentada, concorrente da Meta.

Leia mais:

Headset de realidade aumentada do Google

O Google está trabalhando no sistema Android XR, que será parte do headset Samsung XR. O anúncio do dispositivo foi feito pela Samsung no início do ano passado, bem como o Google como produtor do sistema operacional.

A big tech designou uma equipe específica para esse projeto, chamada “Equipe Imersiva”, e há boatos de que o dispositivo tenha uma tela OLEDoS de 1,03 polegadas com alta densidade de pixels. Além disso, ele deve ser compatível com os dispositivos da Samsung.

A expectativa é que ele seja lançado até o final deste ano, em edição limitada de 30 mil unidades.

(Imagem: Google/Reprodução)

O que já sabemos sobre o headset

  • A Qualcomm já revelou que o chip usado no headset XR será o Snapdragon XR2 + Gen 2 da Qualcomm;
  • Ele é uma variante avançada do XR2 Gen 2 básico usado no headset de realidade aumentada Quest 3, da Meta;
  • O chip do Samsung XR fornecido pela Qualcomm terá resolução e velocidade maior do que o da concorrente, com suporte para até 12 câmeras simultâneas e rastreamento avançado de rostos e olhos;
  • A expectativa é que, com o Google antecipando as novidades de realidade aumentada no evento em maio, revele mais detalhes sobre o sistema XR.

Google x Meta

Antes de rivalizar com a Meta, o Google chegou a tentar convencer a big tech a usar o sistema Android XR para os headset Quest. Segundo o Giz China, a Meta recusou a oferta e está trabalhando com a LG para um sucesso do headset Quest Pro, que pode ser lançado já no ano que vem.

Vitória Lopes Gomez é jornalista formada pela UNESP e redatora no Olhar Digital.

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.