O Google confirmou que fará “anúncios de realidade aumentada” durante a conferência I/O, em 14 de maio. Especulações dizem que essa pode ser a chance da empresa revelar mais detalhes sobre a plataforma Android XR, que fará parte do projeto do headset Samsung XR de realidade aumentada, concorrente da Meta.

Leia mais:

publicidade

Headset de realidade aumentada do Google

O Google está trabalhando no sistema Android XR, que será parte do headset Samsung XR. O anúncio do dispositivo foi feito pela Samsung no início do ano passado, bem como o Google como produtor do sistema operacional.

A big tech designou uma equipe específica para esse projeto, chamada “Equipe Imersiva”, e há boatos de que o dispositivo tenha uma tela OLEDoS de 1,03 polegadas com alta densidade de pixels. Além disso, ele deve ser compatível com os dispositivos da Samsung.

publicidade

A expectativa é que ele seja lançado até o final deste ano, em edição limitada de 30 mil unidades.

(Imagem: Google/Reprodução)

O que já sabemos sobre o headset

  • A Qualcomm já revelou que o chip usado no headset XR será o Snapdragon XR2 + Gen 2 da Qualcomm;
  • Ele é uma variante avançada do XR2 Gen 2 básico usado no headset de realidade aumentada Quest 3, da Meta;
  • O chip do Samsung XR fornecido pela Qualcomm terá resolução e velocidade maior do que o da concorrente, com suporte para até 12 câmeras simultâneas e rastreamento avançado de rostos e olhos;
  • A expectativa é que, com o Google antecipando as novidades de realidade aumentada no evento em maio, revele mais detalhes sobre o sistema XR.

Google x Meta

Antes de rivalizar com a Meta, o Google chegou a tentar convencer a big tech a usar o sistema Android XR para os headset Quest. Segundo o Giz China, a Meta recusou a oferta e está trabalhando com a LG para um sucesso do headset Quest Pro, que pode ser lançado já no ano que vem.