Lançado no fim de março, o SU7 (Speed Ultra 7), primeiro veículo elétrico da Xiaomi, alcançou as 70 mil reservas de compra, conforme anunciou a empresa em uma conferência de investidores nesta terça-feira (23). Segundo informações da Reuters, o número foi divulgado por Lei Jun, CEO da Xiaomi, que acrescentou que o negócio automotivo da empresa permanecerá focado no mercado chinês, bem como o novo carro futurista. 

O que você precisa saber: 

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  • A meta da Xiaomi é alcançar as 100 mil entregas do SU7 em 2024; 
  • Os 70 mil pedidos garantidos foram classificados como “bloqueados” — quando o comprador opta por depósitos não reembolsáveis; 
  • O SU7, que segue traços de estilo da Porsche, chama atenção pelo preço — bem mais acessível que um Porsche ou Tesla; 
  • O modelo básico custa menos de US$ 30 mil (aproximadamente R$ 154 mil) — US$ 4 mil mais barato que o Model 3 na China; 
  • O novo elétrico da Xiaomi chega em meio a uma guerra de preços acirrada no maior mercado automotivo do mundo, onde mais de 40 marcas disputam a atenção do consumidor; 
  • O objetivo da montadora chinesa é se tornar uma das cinco maiores fabricantes de automóveis mundialmente dentro de 15 a 20 anos.

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Apesar do sucesso, no entanto, Lei Jun pontuou que nem tudo será tão positivo com o SU7, parte disso devido aos preços de fornecedores e peças. 

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Com fornecedores e peças tão caras, a margem de lucro bruto não será muito alta. Estimo que a margem de lucro bruto ficará em torno de 5-10%. 

Com a forte demanda, o CEO acrescentou que a Xiaomi já discute o aumento da capacidade de produção e maior suporte de custos dos fornecedores. 

Vale lembrar que a declaração do diretor chega após previsões mostrarem que o ritmo acelerado de procura pelo EV pode resultar em atrasos. Conforme a Reuters, compradores podem enfrentar uma espera de até sete meses, a depender do modelo.   

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Embora o mercado seja um desafio para os recém-chegados, os analistas apontam que a Xiaomi tem mais recursos do que muitas startups de veículos elétricos, e que a sua experiência em smartphones dá à empresa uma vantagem em painéis inteligentes — uma característica que os consumidores chineses valorizam. Saiba mais aqui sobre o modelo!